A festa da Taça. Calma, essa só rebenta em maio, no Jamor, dentro e fora do Estádio Nacional. Pelo caminho, quem conseguir lá chegar vai reunindo os foguetes, o farnel, a lancheira e tudo mais. E a aventura começará a 19 de outubro — para os clubes da Primeira Liga. Ou mais cedo, a 17 ou 18, para os três grandes, que pediram para antecipar o jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal por estarem a participar na Liga dos Campeões. E há dois que vão logo arrancar juntos: o FC Porto vai receber o Sporting.

E, como em qualquer jogo a eliminar, a estatística sorri para quem está em casa. Em 17 encontros que já se realizaram, no Porto, entre dragões e leões, o Sporting só conseguiu vencer por quatro vezes — e a última já foi há quase 27 anos. Aconteceu em 1987, quando Mário Coelho, médio brasileiro, marcou aos 119 minutos do prolongamento e meteu o bilhete para a final nas mãos do Sporting. De resto, o FC Porto somou 10 vitórias e só por três vezes se viu um empate. O último encontro entre os rivais no Dragão, para a Taça, já não correu bem ao clube de Alvalade: perdeu por 5-2 em 2009/10.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/FranciscoSous22/status/517641864917155841

O outro grande, o Benfica, ficou a saber que também vai jogar contra um Sporting, o da Covilhã. As equipas já não se defrontam desde 1988, quando a equipa da Beira Interior foi ao antigo Estádio da Luz perder por 4-0, no tempo em que andava pela primeira divisão. Para Taça já houve uma dezena de duelos, mas nunca os da Covilhã conseguiu vencer os encarnados.

Eis a lista completa dos jogos da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal:

Vitória de Setúbal – Arouca
Serzedo – Espinho
Feirense – Amora
Riachense – Benfica de Castelo Branco
Varzim – Estoril
Mortágua – Fafe
Moreirense – Pedras Rubras
Famalicão – Sporting de Pombal
Paços de Ferreira – Atlético de Reguengos
FC Porto – Sporting
AD Oliveirense – Belenenses
Nacional da Madeira – Alcanense
Desportivo das Aves – Boavista
Santa Maria – Académica
Desportivo de Chaves – Cova da Piedade
Olhanense – Oriental
Sourense – Santa Eulália
Moura – Vitória de Guimarães
Ribeirão – Torreense
Sporting da Covilhã – Benfica
Penafiel – Tondela
Gil Vicente – Real Sport Clube
Sporting de Braga – Clube Desportivo de Alcains
Vitória de Cernache – Vieira Sport Clube
Coimbrões – Rio Ave
Atlético – Beira-Mar
Pedras Salgadas – Trofense
Marítimo – Gondomar
Salgueiros – Oliveirense