O astronauta americano Reid Wiseman e o alemão Alexander Gerst completaram terça-feira uma saída orbital fora da Estação Espacial Internacional (ISS) para realizar, com sucesso, reparações e outras tarefas, segundo a Nasa.

A caminhada espacial, que começou às 12h30 TMG, foi concluída às 18h43 TMG, totalizando seis horas e 13 minutos, durante as quais foram realizadas todas as tarefas que estavam previstas, anunciou a Nasa na sua página oficial na Internet.

Uma segunda saída para terminar os trabalhos está prevista para 15 de outubro e será efetuada para Reid Wiseman e por outro astronauta americano, Barry Wilmore.

Na terça-feira, os dois astronautas repararam uma bomba com defeito, no sistema de refrigeração, substituída em dezembro passado.

Alexander Gerst, da Agência Espacial Europeia (ESA) também substituiu uma luz numa câmara de vídeo situada sobre o módulo Destiny.

De seguida, os dois astronautas vão instalar um novo dispositivo elétrico sobre o sistema de transporte exterior da estação (Mobile Servicing System, ou MSS), que permite transportar equipamentos e peças de reposição entre as diferentes estações de trabalho da ISS.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR