O que têm o Big Brother, os Acorrentados, o Master Plan e a Casa dos Segredos em comum? Todos são reality shows que passaram em Portugal, em canal aberto, e que conquistaram tantos fãs como críticos. Ao longo dos anos foram-nos habituando a erros crassos, palavrões, discussões e cenas de sexo pouco escondidas em horário nobre. Sempre que achamos que o próximo não pode ser mais polémico os canais conseguem surpreender e foi o que fez a Cuatro em Espanha. Criou um formato de reality show onde a promessa é “mostrar a realidade nua”. Aqui nua não é uma força de expressão, é isso mesmo: sem roupa.

Dois casais, uma ilha na Croácia e não há roupas. O nome? Adão e Eva. A fazer de “Adão” há dois, de “Evas” também, a serpente é a Cuatro e a maçã… Bem, logo na primeira noite houve quem a provasse mostrando que o ‘pecado original’ continua cá milénios depois, mas mais visível do que nunca.

Para já foi só um episódio para o ar, mas o suficiente para mostrar que o programa promete. A etiqueta #AdanYEva tornou-se no Twitter o tema mais comentado em Espanha e o terceiro a nível mundial.

Sim, o programa passa em canal aberto. Sim, em horário mais ou menos nobre. Sim, eles estão nus. Segundo o ABC a solução foi deixar o sexo ‘pixelizado’, mas o peito das mulheres não, embora no vídeo que aparece no site nenhum tenha a imagem modificada. O El País adianta que este programa é a continuação do tipo de formatos com que a Cuatro tem vindo a habituar os seus telespetadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os participantes vão cheios de sonhos, aparecem a nado saídos do mar em busca de amor. Sim, Sónia – que trincou a maçã na primeira noite – disse à produção do programa que queria “um homem bonito, carinhoso, simpático, dinheiro, uma casa à beira mar, um bom carro” e continuou até concluir, para quem tivesse dúvidas: “Não sou uma mulher da noite”. Alejandro, o Adão de Sónia, também sentiu necessidade de tirar as dúvidas a quem o ouvia: “Sou descarado, um descarado bom, e tenho muito medo do compromisso”. Mas é menos exigente que Sónia: “Quero uma mulher que cheire bem e saiba falar.”

O outro casal: Estella e Luís. Estella é maquilhadora de mortos e diz ser “muito bonita”, gosta de “Dan Brown e disso do museu do Da Vinci”. Este Adão e esta Eva não parecem ter tanta coisa em comum, Luís não gosta de ler mas gosta “de muitas coisas” é “polivalente” – palavra cujo significado Estella desconhece – e garante: “Vou romper com tudo. As mulheres dizem-me que o meu membro tem um tamanho fora do normal.”