Sevilha ainda chora a morte da Duquesa de Alba, mas o mundo não pode parar e a sucessão já está assegurada. A partir de agora, a Casa de Alba estará sob o comando de Carlos Fitz-James Stuart, um homem que diz “não ser diferente dos outros homens” da sua idade. Carlos tem 66 anos. Estudou no Colégio Los Rosales, licenciou-se em Direito na Universidade Complutense de Madrid e completou o serviço militar com o posto de alferes, exemplifica em entrevista à EFE, para justificar a sua “normalidade”.

Mas Carlos é especial desde pequeno. Tem sangue azul e é herdeiro da segunda mulher que possuía mais títulos de nobreza do mundo. O novo Duque herda 50 dos títulos da mãe, mas dela herdou também a boa disposição e a “boa relação” com as pessoas, aponta o programa 20 minutos. Uma das melhores amigas da Dona Cayetana, como era tratada pelo povo, confessou à imprensa: “Gostamos muito dela e Sevilha também gosta, porque ela é uma mulher que faz com que se goste dela.”

Carlos é discreto, “conservador e vai proteger o título“, escreveu a mãe na biografia que deixou. Desde que o pai morreu, o segundo marido dos três da Duquesa, Carlos está encarregue de conservar e proteger as contas da família. Em conjunto com o irmão Alfonso, é o principal gestor dos assuntos financeiros da família.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tem em mãos as várias empresas da família Alba: Inversiones Princesa, Eurotécnica Agraria, Euroexplotaciones Agrarias, Agrotecsa, Agralsa y Castrofresno. O jornal El Pais avança que o maior desafio do novo duque será o de preservar “o património histórico e artístico” da Casa de Alba, em parte consubstanciado na Fundação Casa de Alba criada pela mãe em 1975.

O advogado terá atrás de si o legado de 18 duques, desde o nascimento do Duque de Alba, Fernando Álvarez de Toledo, no século XIV. Carlos foi conhecido durante anos como “o solteiro de ouro da nobreza europeia”, conta a revista Semana.

A publicação resume a vida de Carlos em onze fotografias e, numa delas, está ilustrado o casamento com Matilde Solís que quebrou a ausência de compromisso. Os noivos casaram a 18 de junho de 1988. Matilde usava um vestido com uma cauda de cinco metros, à maneira real. Mas o amor não teve um final digno de conto de fadas. O enlace foi quebrado em 2006. Ficaram dois filhos: Fernando e Carlos.

duque alba

Galeria de imagens publicada em: www.semana.es

A Duquesa de Alba expressava a sua boa disposição na dança. No dia do seu último casamento, há seis anos, conta-se que Dona Cayetana não parou de dançar. Carlos herdou a veia desportista da mãe, mas inclinada para o ténis, vólei, esqui e vela. Mas a sua grande paixão está na música e na leitura.