França, Itália e Bélgica ainda podem vir a ser multadas pela Comissão Europeia por não estarem em cumprimento com as regras orçamentais europeias, admitiu nesta sexta-feira a Comissão Europeia, que irá fazer uma nova avaliação em março. Na análise que fez aos orçamentos de 16 países da zona euro – os outros dois, Grécia e Chipre, não entram na avaliação porque ainda estão sob um programa de ajustamento -, sete países foram destacados como em risco de violar as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento.

Entre esses sete países, grupo em que se encontra Portugal também, três receberam cartas da Comissão Europeia e vão a novo exame em março. França, segundo o vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis, está em défice excessivo e a Comissão irá avaliar se o país tomou “medidas efetivas em linha com as recomendações do Conselho” Europeu. No caso da Itália e Bélgica, a questão está centrada na sustentabilidade dos níveis de dívida, que são considerados excessivos pela Comissão Europeia.

Questionado se isto significava a possibilidade de aplicação de sanções a estes países, como está previsto no Pacto de Estabilidade e Crescimento, Dombrovskis deixou todas as possibilidades em aberto: “todas as opções estão em aberto. Vamos voltar a esta matéria em março” de 2015. Pierre Moscovici, ex-ministro das Finanças de França e agora comissário para os Assuntos Económicos, fez questão de dizer que está na mesma linha que a restante comissão. “Todas as possibilidades estão em aberto, todos os procedimentos são possíveis”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR