11 artistas urbanos de diferentes países foram convidados a conceber um vídeo para cada canção do mais recente álbum dos U2, Songs of Innocence. O filme completo vai ser lançado na terça-feira mas “Raised by Wolves”, que ficou a cargo do artista português Vhils, já chegou à internet.

O site Nowness teve acesso ao vídeo de “Raised by Wolves” e disponibiliza a versão completa, com 4’12” minutos aqui, durante 24 horas.

safe_image

O vídeo foi filmado com animais 40% lobos e 60% cães checos. ©D.R.

O vídeo “foi filmado nas antigas instalações da Lisnave, em Cacilhas, Almada”, disse o artista de 27 anos ao Observador. “Pediram-me para produzir a minha visão de um dos temas do novo álbum. A faixa que me foi atribuída foi muito bem escolhida. Tanto a letra desta como o próprio imaginário do projeto, que tinha como referência os murais políticos da Irlanda do Norte, sintonizaram-se perfeitamente com o meu trabalho que teve as suas origens na Margem Sul”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vhils, nome artístico de Alexandre Farto, foi buscar inspiração aos murais políticos do pós 25 de Abril. “Que apanhei já velhos e decadentes”, disse. No entanto, “estes deixaram uma grande marca” no início do percurso do artista, “tanto como pessoa quanto como artista”.

A parceria entre Vhils e os U2 aconteceu por convite. “Eles já acompanhavam o meu trabalho há algum tempo e fizeram o convite através da Lazarides, a galeria com quem trabalho em Londres”. A mesma que representa Banksy. “Na altura apanharam-me a meio das férias, após um período muito intenso de trabalho que tinha culminado na minha exposição individual na Fundação EDP, mas não hesitei. O trabalho deles sempre me influenciou bastante, desde a primeira vez que ouvi “Sunday Bloody Sunday”, por isso a escolha não foi difícil”, contou.

“Gosto muito de todo o trabalho e do facto de nunca terem perdido a capacidade de surpreender assim como do seu ativismo social, que poucas bandas têm nos dias de hoje, por isso considero-me fã”, disse.

Vhils já tinha realizado outros vídeos musicais, para os Orelha Negra, Buraka Som Sistema e Macacos do Chinês. Há algum tempo colaborou com o rapper Chullage.

Para além de Vhils, os U2 convidaram também os artistas Robin Rhode, D*Face, Mode 2, Chloe Early, Ganzeer, Maser, Roa, DALeast, Todd James e Oliver Jeffers, irlandês que já tinha pintado Nelson Mandela para a capa do single “Ordinary Love”. 11 artistas, um para cada canção do novo álbum, lançado no assado dia 9 de setembro.