António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, e Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, vão estar a discutir no próximo dia 22 de janeiro o modelo de desenvolvimento e o futuro das cidades, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, a propósito do relançamento da revista XXI, da FFMS, que neste novo número se debruça sobre o tema das áreas urbanas.

O debate, que tem início marcado para as 18h30, será moderado pelo novo diretor da revista da Fundação, António José Teixeira. A publicação passa agora a ter uma periodicidade semestral, em vez de anual.

Nesta edição da revista XXI, com o título “Isto é cidade”, vários especialistas respondem a perguntas relacionadas com as grandes cidades. Como governar as grandes urbes? Como é o quotidiano de uma Lisboa em que convivem zonas históricas, bairros de realojamento e condomínios de classe média-alta? Como reagem as redes virtuais com as redes sociais de sempre? São apenas algumas das perguntas, segundo a própria Fundação, em comunicado.

Ao longo de 170 páginas, a revista XXI, com venda em banca e livrarias, conta com ilustrações do premiado ilustrador André Carrilho, entrevistas a Jorge Sampaio e Siza Vieira, para além de textos da autoria de Alexandra Lucas Coelho, Álvaro Domingues, Bruno Soares, Gisela João, José Avilez, Lídia Jorge e Ricardo Adolfo, entre outros.

O conselho editorial da revista é composto por Alexandre Quintanilha, António Mega Ferreira, Bárbara Coutinho, José Manuel Fernandes, Maria de Fátima Bonifácio, Mário Mesquita, Miguel Monjardino, Pedro Santos Guerreiro, Rosália Vargas e Rui Vilar, que assinam também artigos e crónicas nesta revista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR