Os entusiastas do espaço têm um novo motivo para celebrar: a NASA vai utilizar 30 milhões de dólares (26,2 milhões de euros) para lançar uma missão à lua gelada de Júpiter, a Europa, que pode fornecer à agência espacial norte-americana dados importantes sobre a hipótese de vida extraterrestre, explica o Mic.

As suspeitas sobre a lua gelada de Júpiter não são de agora. Os cientistas acreditam que o gelo seja apenas a camada superior de um oceano líquido profundo, que pode conter todos os blocos químicos necessários à vida. Os vulcões subterrâneos podem ser a base de um ecossistema subterrâneo que tem energia suficiente para viver, explica a publicação.

“A busca pela vida fora da Terra começa por compreender a vida no planeta que é a nossa casa, e a nossa história pode ter começado nos oceanos”, explica o astro biólogo Kievin Hand num vídeo promocional da NASA.

Mesmo que não seja encontrada vida em Europa, estudar a composição química da lua pode ajudar os cientistas a determinar com mais precisão se as condições que originam nova vida são comuns em todo o Universo. A missão Europa Clipper, da Nasa, está agendada para meados de 2020, segundo o The Guardian, mas até lá a Agência Espacial Europeia também pretende avançar com uma missão à lua de Júpiter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR