O Iraque estará a reunir uma força de 25 mil militares e polícias para retomar a cidade de Mossul ao autoproclamado Estado Islâmico, disse um oficial das Forças Armadas norte-americanas. O ataque estará previsto para abril ou maio, tendo sido apelidado como um ataque de primavera. No entanto, os líderes das forças curdas Peshmerga consideram que as forças iraquianas não estão prontas para um assalto desta dimensão.

A CNN avança informação do ataque iminente e cita uma fonte das Forças Armadas norte-americanas, embora não identifique de quem se trata. As forças dos EUA estão no terreno a treinar e a dar formação ao exército e às forças policiais iraquianas, mas não entram em combate direto com os terroristas, operando apenas os ataques aéreos que têm ajudado os curdos e as forças armadas iraquianas a tomarem posições aos islamitas.

Embora a fonte tenha declarado à CNN que os iraquianos estão prontos para retomar a cidade, os curdos discordam. Sirwan Barzani, comandante curdo, considera que este ataque “não é realista” e que as forças iraquianas não estão prontas para um assalto dessa envergadura. Estima-se que mais de dois mil guerrilheiros do Estado Islâmico estejam agora em Mossul.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR