Já de certeza ouviu a dica de que é melhor não arrancar os cabelos brancos quando estes começam a aparecer, porque por cada um arrancado, nascerão sete novos. Pois bem, parece que é mesmo verdade. Se quiser ter mais cabelo, arranque o que ainda tem.

Esta foi a conclusão de investigadores da Universidade da Califórnia: ao retirar folículos, estará a estimular o couro cabeludo a produzir mais cabelo em várias áreas da cabeça. Em média, retirar 200 fios de cabelo desencadeia o crescimento de 1200 novos.

A descoberta resultou de uma experiência em ratos: retiraram-se os pelos de uma área com um raio de seis milímetros e não se verificou qualquer crescimento. Quando se diminuiu o raio para cinco milímetros, os pelos apareceram em maior quantidade e em maior área do que a retirada. Cheng-Ming Chuong, professor de Patologia na Universidade da Califórnia do Sul, acredita que as conclusões deste estudo podem auxiliar em terapêuticas e medicamentos para o problema da calvície ou da alopecia.

Quando os folículos são retirados, o corpo lança sinais de socorro que obrigam o organismo a produzir mais proteínas inflamatórias, colocando o sistema imunitário em ação. As células imunitárias lançam moléculas à zona afetada, mas também às zonas saudáveis e obrigam-nas a produzir cabelo. Tudo dependerá apenas do tamanho das áreas envolvidas.

Aceda ao estudo completo através do jornal Cell.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR