457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Coração

Saúde

A realidade da hipertensão em idade pediátrica

A hipertensão arterial é um risco bem conhecido de doença cardiovascular entre adultos. Mas também está a aumentar entre as crianças de forma preocupante: 3 a 5% sofrem de hipertensão na Europa.
Saúde

A prevenção e o rastreio no combate à Hipertensão

Conhecida como a “doença silenciosa”, a Hipertensão afeta cerca de 42% dos portugueses em idade adulta. Não tendo sintomas, a medição da pressão arterial é crucial e deve ser regular.
Saúde Pública

O risco cardiovascular também cai do céu...

A perseverança no combate aos fatores de risco tradicionais – colesterol elevado, hipertensão, diabetes, tabaco e obesidade -- tem que ser acompanhada pela melhoria das condições socioeconómicas.
Dinamarca

Eriksen regressa à seleção após paragem cardíaca

Eriksen chegou ao Brentford, depois de rescindir em dezembro o seu contrato com o Inter Milão, uma vez que usa um desfibrilhador cardíaco, aparelho proibido no futebol italiano.
Saúde

Angioplastias primárias aumentaram em 2021

Em 2022 realizaram-se 4.002 angioplastias primárias, sendo a maioria dos doentes homens com média de idades acima dos 60 anos. A RNCI destaca a importância do diagnóstico e tratamento precoce.
Coração

Mantenha o coração no ritmo certo

É fundamental sensibilizar a população para o reconhecimento dos sintomas que possam traduzir alterações do ritmo cardíaco e que devem motivar a procura de observação médica.
Cirurgia

Mais de 1500 doentes esperam por cirurgia cardíaca

"Operam-se cerca 5.500 doentes cardíacos por ano e, em números redondos, existem mais de 1.500 doentes em lista de espera para cirurgia cardíaca", disse Sousa Uva.
Coronavírus

Boston. Hospital recusa transplante a não vacinado

O hospital atribui os transplantes a quem tem "a maior probabilidade de sobreviver". Doente não vacinado contra a Covid-19 pode morrer depois da intervenção, pois o sistema imunitário fica fraco.
Cardiologia

Inédito. Coração de porco transplantado num homem

David Bennett, de 57 anos, recebeu um coração de porco geneticamente modificado e será monitorizado durante as próximas semanas para analisar a reação ao novo órgão.
Doenças Cardiovasculares

Arranca estudo de análise à insuficiência cardíaca

Doença caracteriza-se pela "incapacidade do coração em bombear sangue para os vários órgãos", e é grande responsável por internamentos a partir dos 65 anos.
Coimbra

Empresa desenvolve medicamento para doença rara

A biotecnológica de Coimbra identificou pequenas moléculas orgânicas que exercem atividade de estabilização proteica e evitam a formação de amilóide por transtirretina.
Iniciativas Observador

Morte súbita: a cura está cada vez mais perto?

Uma das doenças responsáveis pela morte súbita em atletas – como a que vitimou Fehér – parte de um erro genético e não tem cura. A investigadora Maria Carmo-Fonseca está a desenvolver um tratamento.
INEM

INEM vai fazer eletrocardiogramas na rua

Entre esta segunda-feira em vigor um novo protocolo de dor torácica que vai permitir que os técnicos de emergência do INEM possam detetar mais rapidamente casos de enfarte do miocárdio.
Ciência

Porque importa o coração de uma mosca assustada?

Estudar moscas-da-fruta pequenas, de corações simples e fáceis de reproduzir em laboratório é fácil e pode dar respostas sobre como funcionam os outros animais, incluindo o homem.
Coronavírus

EMA admite ligação de vacinas a doenças cardíacas

Miocardite e pericardite são doenças inflamatórias do coração, apresentando sintomas como falta de ar e palpitações. Foram estudados 145 casos de miocardite e 138 de pericardite com a Pfizer.
Coração

Descoberta mutações que aceleram doença cardíaca

Foi descoberto o tipo de mutações que agrava progressão da insuficiência cardíaca, o principal motivo de hospitalização de maiores de 65 anos e uma importante causa de morte.
Saúde

Mais enfarte do miocárdio no inverno?

Vários fatores contribuem para o aumento dos enfartes no inverno. Saiba quais são os sintomas e, se tiver algum, não fique em casa, procure ajuda, os hospitais são seguros.
Saúde

Quando o coração bloqueia

O bloqueio cardíaco é muito comum e por isso é fundamental estar atento aos sinais e sintomas para saber quando procurar ajuda médica de imediato. Ter rotinas de vigilância e prevenção é aconselhável.
Coração

Corações que não podem estar em esforço

Comece já em maio, o mês do coração, a prevenir a Insuficiência Cardíaca, porque as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal. Não fique em casa por medo da Covid
Coração

EUA. Tratamento inovador previne ataques cardíacos

Tratamento visa simular a mutação natural que previne ataques cardíacos. Pode evitar gastos em medicamentos e tratamentos simultâneos. No entanto, cientistas alertam para os perigos do processo.
Saúde

Riscos de álcool e tabaco aos 17 anos

Consumo de álcool e tabaco a partir dos 17 anos cria problemas precoces, como o bloqueio de artérias. Mas abrandar o consumo pode reverter a situação a tempo de problemas maiores.
Ciência

Café e chá podem ajudar a evitar arritimias

Estudo científico diz que aquelas bebidas são seguras para pessoas com problemas de coração. Quanto às bebidas energéticas, defende que as pessoas com problemas cardíacas não devem consumi-las.
Saúde

Sintomas de ataque cardíaco mais reconhecíveis

Os sintomas do enfarte agudo do miocárdio são hoje mais conhecidos da população portuguesa, segundo um inquérito em que 95% dos inquiridos associaram a "dor no peito" a esta doença.
Coração

Mudar estilo de vida pode prevenir angina de peito

Para evitar a angina de peito é importante não fumar; reduzir o colesterol; controlar a tensão arterial e a diabetes; ter uma alimentação saudável; praticar exercício físico; vigiar o peso e o stress.
Reino Unido

O coração de Selwa é uma mochila

Selwa descobriu que sofria de uma cardiomiopatia dilatada familiar. Precisava de um transplante de coração urgente. À falta de um dador, tem agora um coração artificial. E transporta-o às costas.
Reino Unido

"Bebé milagre" sobrevive com coração fora do corpo

"Bebé milagre" ou Vanellope é o caso de sucesso de uma menina que nasceu com o coração localizado fora da cavidade torácica, uma condição rara.
Ciência

De que morreu Chopin? Coração dá novas pistas

Cientistas polacos observaram o coração do compositor, mergulhado num frasco de conhaque desde 1849, e descobriram que terá morrido de complicações relacionadas com tuberculose.
Coração

Ritmo cardíaco. Ver desporto é como correr

Estudo realizado no Canadá concluiu que não é a "paixão clubística" que faz o ritmo cardíaco aumentar. As oportunidades de golo e os minutos finais do jogo é que são responsáveis.
Saúde

Que síndrome grave é esta que afeta Salvador?

Haverá 400 mil portugueses com insuficiência cardíaca, só 0,13% precisam de um transplante. Salvador Sobral é um deles. Quatro cardiologistas explicam o que tem e de que coração precisa.
Corpo Humano

Este é o motivo por que o coração fica à esquerda

O corpo humano é aparentemente simétrico no exterior, mas no interior a conversa é outra. Investigadores espanhóis, com 25 anos de experiência, descobriram o porquê do coração estar à esquerda.
Animais

Este é o único coração de baleia azul em exposição

Pesa 181kg e está vai estar em exposição no Museu de Ontário, no Canadá, mas o coração desta baleia azul fez um grande caminho antes de chegar à sua nova casa.
Doenças

Trabalha demasiado? Cuidado com o coração

Se trabalhar mais de 55 horas semanais, vai aumentar as probabilidades de desenvolver arritmias ou outras doenças cardíacas, de acordo um estudo divulgado nesta quinta-feira.
Casamento

Noiva conhece homem que recebeu o coração do filho

A canadiana Kelly Turney foi surpreendida, na passada sexta-feira, no dia do seu casamento ao conhecer Jacob Kilby, o recetor do coração do seu filho, que tinha morrido de forma repentina em 2015.
Coração

O primeiro português com "coração artificial"

José Carlos Luz é o primeiro português com um dispositivo conhecido por "coração artificial", que recusou ao início, mas ao qual sabe hoje que deve a qualidade de vida que recuperou.
Coração

Intensa prática desportiva pode alterar coração

A prática desportiva intensa e a competição na adolescência provocam alterações no coração dos atletas, conclui um estudo da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra que alerta para a necessidade de maior acompanhamento médico.
Coração

Segundo coração artificial em Portugal

Um doente com insuficiência cardíaca recebeu quinta-feira no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, um "coração artificial" três dias depois da primeira intervenção em Portugal.
Ciência

Como remendar um coração partido

Já imaginou um mundo de pessoas sem pulsação? Alex O'Brien conta a história dos corações artificiais, desde o primeiro modelo até ao que foi implantado esta segunda-feira em Portugal.
Coração

Coração artificial. "Não é um passe de mágica"

É um momento histórico para o Serviço Nacional de Saúde mas, sobretudo, para o doente que recebeu o primeiro coração artificial implantado em Portugal. Médicos explicam: "Não é um passe de mágica".
Boas Festas

Natal. Como ser saudável entre filhós e rabanadas

A quadra natalícia é, por norma, uma época onde os excessos alimentares são uma realidade. E por vezes o coração é o que sofre mais. Saiba como ser saudável na noite de Natal.
Coração

França. Agência proíbe implantes de coração Carmat

A agência francesa de Segurança do Medicamento proibiu o sistema de implante de coração artificial desenvolvido pela empresa Carmat após a morte do quinto paciente.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.