763kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Coração

Saúde

Tenho um sopro no coração. E agora?

Se diagnosticada a tempo e horas, a chamada doença valvular cardíaca pode ser tratada eficazmente e as pessoas podem recuperar a qualidade de vida. Se está preocupado, saiba quais são os sintomas.
Neurociência

AVC e enfartes: Observador lança novo projeto 

A partir de 18 de março, o Observador terá uma secção totalmente dedicada às doenças cérebro-cardiovasculares. Com entrevistas, reportagens, explicadores, podcasts, vídeos, opinião e muito mais.
Coração

O Dia do Doente Coronário

Toda a criança nascida no novo milénio tem o direito de viver até a idade de, pelo menos, 65 anos sem sofrer de doença cardiovascular evitável.
Coração

Pode o coração trair-nos por amor?

Podemos morrer de doença cardíaca desencadeada pelas emoções? A verdade é que sim, podemos. E de várias formas. Mas como escreveu Neruda, “morre lentamente, quem evita uma paixão”.
Doenças

O doente coração dos portugueses

A prevalência atual de Insuficiência Cardíaca em Portugal nas pessoas com 50 ou mais anos é de 16,54% um número impressionante. Nove em cada 10 doentes não tinham conhecimento prévio deste diagnóstico
Saúde

1 em 6 portugueses tem insuficiência cardíaca

Estudo da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, em parceria com a NOVA Medical School, indica ainda que 90% das pessoas desconhece sofrer de insuficiência cardíaca.
Saúde

Como bate o coração

As arritmias cardíacas podem ser perigosas e evoluir para morte súbita ou terem consequências graves. É essencial prevenir e é possível vigiar e tratar com acompanhamento médico e as novas tecnologias
Moçambique

Um coração maior

Num tempo conturbado, com sistemas esgotados e equipas exaustas, de crise de valores e de posturas, ainda há, afinal, um espaço solidário para com quem está ainda pior que nós, em Moçambique.
Saúde

Combater a hipertensão arterial

Como médico internista, trabalho com os meus doentes e com a população para manter a saúde e o bem-estar. Um dos problemas de saúde potencialmente mais perigosos no mundo, é a hipertensão arterial.
Coração

Como recuperar o ritmo do seu coração?

É cada vez mais reconhecida pela comunidade médica a gravidade das arritmias cardíacas e a necessidade do seu diagnóstico, com a existência de grandes avanços tecnológicos.
Dia da Mulher

O coração das mulheres está de boa saúde?

No Dia da Mulher é bom lembrar que a doença cardiovascular é a principal causa da morte das mulheres na Europa e no Mundo. Conselho de médico: consulte um especialista pois prevenir é o melhor remédio
Saúde

Fumar envelhece coração em 20 anos, diz estudo

Estudo juntou investigadores portugueses e franceses, e consistiu na realização de exames junto de uma população de mais de 1.500 fumadores, com idades entre os 18 e os 70 anos.
Fact Check

Levantar de repente provoca AVC?

Publicação viral alega algo inusitado: levantar de repente aumenta risco de AVC. É falso.
Coração

Vamos desmistificar a cirurgia cardíaca?

Sabia que o coração também pode ser reparado? No Dia Mundial do Coração é importante esclarecer que, apesar das cirurgias cardíacas serem intervenções complexas, realizam-se hoje com grande segurança.
Medicina

Cesariana. CHUC usam técnica inovadora

Aplicação inédita de balões hemostáticos nas artérias uterinas de uma grávida com o feto in útero, com patologia cardíaca e risco de hemorragia, "nunca foi utilizada antes da retirada de um bebé".
Saúde

A realidade da hipertensão em idade pediátrica

A hipertensão arterial é um risco bem conhecido de doença cardiovascular entre adultos. Mas também está a aumentar entre as crianças de forma preocupante: 3 a 5% sofrem de hipertensão na Europa.
Saúde

A prevenção e o rastreio no combate à Hipertensão

Conhecida como a “doença silenciosa”, a Hipertensão afeta cerca de 42% dos portugueses em idade adulta. Não tendo sintomas, a medição da pressão arterial é crucial e deve ser regular.
Saúde Pública

O risco cardiovascular também cai do céu...

A perseverança no combate aos fatores de risco tradicionais – colesterol elevado, hipertensão, diabetes, tabaco e obesidade -- tem que ser acompanhada pela melhoria das condições socioeconómicas.
Dinamarca

Eriksen regressa à seleção após paragem cardíaca

Eriksen chegou ao Brentford, depois de rescindir em dezembro o seu contrato com o Inter Milão, uma vez que usa um desfibrilhador cardíaco, aparelho proibido no futebol italiano.
Saúde

Angioplastias primárias aumentaram em 2021

Em 2022 realizaram-se 4.002 angioplastias primárias, sendo a maioria dos doentes homens com média de idades acima dos 60 anos. A RNCI destaca a importância do diagnóstico e tratamento precoce.
Coração

Mantenha o coração no ritmo certo

É fundamental sensibilizar a população para o reconhecimento dos sintomas que possam traduzir alterações do ritmo cardíaco e que devem motivar a procura de observação médica.
Cirurgia

Mais de 1500 doentes esperam por cirurgia cardíaca

"Operam-se cerca 5.500 doentes cardíacos por ano e, em números redondos, existem mais de 1.500 doentes em lista de espera para cirurgia cardíaca", disse Sousa Uva.
Coronavírus

Boston. Hospital recusa transplante a não vacinado

O hospital atribui os transplantes a quem tem "a maior probabilidade de sobreviver". Doente não vacinado contra a Covid-19 pode morrer depois da intervenção, pois o sistema imunitário fica fraco.
Cardiologia

Inédito. Coração de porco transplantado num homem

David Bennett, de 57 anos, recebeu um coração de porco geneticamente modificado e será monitorizado durante as próximas semanas para analisar a reação ao novo órgão.
Doenças Cardiovasculares

Arranca estudo de análise à insuficiência cardíaca

Doença caracteriza-se pela "incapacidade do coração em bombear sangue para os vários órgãos", e é grande responsável por internamentos a partir dos 65 anos.
Coimbra

Empresa desenvolve medicamento para doença rara

A biotecnológica de Coimbra identificou pequenas moléculas orgânicas que exercem atividade de estabilização proteica e evitam a formação de amilóide por transtirretina.
Iniciativas Observador

Morte súbita: a cura está cada vez mais perto?

Uma das doenças responsáveis pela morte súbita em atletas – como a que vitimou Fehér – parte de um erro genético e não tem cura. A investigadora Maria Carmo-Fonseca está a desenvolver um tratamento.
INEM

INEM vai fazer eletrocardiogramas na rua

Entre esta segunda-feira em vigor um novo protocolo de dor torácica que vai permitir que os técnicos de emergência do INEM possam detetar mais rapidamente casos de enfarte do miocárdio.
Ciência

Porque importa o coração de uma mosca assustada?

Estudar moscas-da-fruta pequenas, de corações simples e fáceis de reproduzir em laboratório é fácil e pode dar respostas sobre como funcionam os outros animais, incluindo o homem.
Coronavírus

EMA admite ligação de vacinas a doenças cardíacas

Miocardite e pericardite são doenças inflamatórias do coração, apresentando sintomas como falta de ar e palpitações. Foram estudados 145 casos de miocardite e 138 de pericardite com a Pfizer.
Coração

Descoberta mutações que aceleram doença cardíaca

Foi descoberto o tipo de mutações que agrava progressão da insuficiência cardíaca, o principal motivo de hospitalização de maiores de 65 anos e uma importante causa de morte.
Saúde

Mais enfarte do miocárdio no inverno?

Vários fatores contribuem para o aumento dos enfartes no inverno. Saiba quais são os sintomas e, se tiver algum, não fique em casa, procure ajuda, os hospitais são seguros.
Saúde

Quando o coração bloqueia

O bloqueio cardíaco é muito comum e por isso é fundamental estar atento aos sinais e sintomas para saber quando procurar ajuda médica de imediato. Ter rotinas de vigilância e prevenção é aconselhável.
Coração

Corações que não podem estar em esforço

Comece já em maio, o mês do coração, a prevenir a Insuficiência Cardíaca, porque as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal. Não fique em casa por medo da Covid
Coração

EUA. Tratamento inovador previne ataques cardíacos

Tratamento visa simular a mutação natural que previne ataques cardíacos. Pode evitar gastos em medicamentos e tratamentos simultâneos. No entanto, cientistas alertam para os perigos do processo.
Saúde

Riscos de álcool e tabaco aos 17 anos

Consumo de álcool e tabaco a partir dos 17 anos cria problemas precoces, como o bloqueio de artérias. Mas abrandar o consumo pode reverter a situação a tempo de problemas maiores.
Ciência

Café e chá podem ajudar a evitar arritimias

Estudo científico diz que aquelas bebidas são seguras para pessoas com problemas de coração. Quanto às bebidas energéticas, defende que as pessoas com problemas cardíacas não devem consumi-las.
Saúde

Sintomas de ataque cardíaco mais reconhecíveis

Os sintomas do enfarte agudo do miocárdio são hoje mais conhecidos da população portuguesa, segundo um inquérito em que 95% dos inquiridos associaram a "dor no peito" a esta doença.
Coração

Mudar estilo de vida pode prevenir angina de peito

Para evitar a angina de peito é importante não fumar; reduzir o colesterol; controlar a tensão arterial e a diabetes; ter uma alimentação saudável; praticar exercício físico; vigiar o peso e o stress.
Reino Unido

O coração de Selwa é uma mochila

Selwa descobriu que sofria de uma cardiomiopatia dilatada familiar. Precisava de um transplante de coração urgente. À falta de um dador, tem agora um coração artificial. E transporta-o às costas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.