Foi autorizada, pela primeira vez em Portugal, a criação de embriões selecionados geneticamente para serem doadores compatíveis de uma criança com leucemia. O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida deu o seu aval ao procedimento. No ano passado entraram dois pedidos de dois casais com filhos doentes para terem acesso a este mecanismo.

Um casal do Porto foi autorizado a proceder à seleção de embriões de modo a gerar um filho compatível com a filha de cinco anos que sofre de leucemia, noticia esta quinta-feira o jornal Público. Neste caso, já houve transferência de embriões, embora não se saiba se resultou em gravidez. O outro caso também já foi autorizado, mas a seleção de embriões ainda não aconteceu. Os dois casos foram acompanhados no Centro de Genética da Reprodução Prof. Alberto Barros, no Porto. Em 2015 já deu entrada outro pedido, mas ainda não há decisão.

A lei portuguesa prevê a possibilidade de recorrer a este método quando há o perigo de transmissão de doenças genéticas e em casos excecionais, quando seja necessário obter material genético com compatibilidades essenciais para o tratamento de doenças – nestes casos, dos irmãos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR