O autoproclamado Estado Islâmico voltou a matar centenas de pessoas da minoria yazidi, segundo o Partido do Progresso Yazidi que representa politicamente a minoria. O vice-presidente do Iraque, Osama al-Nujaifi, disse que as mortes foram “bárbaras e horríficas”. Centenas de pessoas desta minoria religiosa foram capturadas no ano passado por este grupo terrorista.

A BBC diz que até agora ainda não é claro o porquê do Estado Islâmico ter assassinado agora estas 300 pessoas. Em janeiro, o Estado Islâmico tinha libertado 200 idosos perto da cidade de Kirkuk e a violência contra esta minoria parecia estar a diminuir depois do grupo terrorista ter sido obrigado a recuar nas suas linhas de combate pelas forças curdas.

Estima-se que os militantes do Estado Islâmico tenham assassinado centenas de homens yazidi, mantendo as mulheres como escravas sexuais. Este grupo fez ainda com que esta minoria deixasse o território que normalmente habita e se tornasse numa minoria de refugiados, ocupando agora vários campos em diversos pontos do Iraque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR