A Farfetch anunciou esta terça-feira que adquiriu a icónica boutique londrina “Browns”, com 45 anos de história. Com esta operação, a startup que foi recentemente avaliada em mil milhões de dólares, pretende misturar tecnologia com a experiência em loja, criando um conceito pioneiro na indústria e um novo modelo de negócio, “Loja do Futuro”.

A operação faz parte da estratégia da empresa de comércio eletrónico de moda de luxo – que tem sede em Londres, mas liderança e tecnologia portuguesa – e que se foca na criação de uma estratégia de crescimento omnicanal. Com este enfoque, o líder José Neves pretende desenvolver, no longo prazo, uma plataforma tecnológica global que vai moldar a experiência de retalho no futuro.

“A nossa visão pretende responder à pergunta ‘como é que as pessoas vão comprar moda de luxo daqui a cinco ou dez anos?’ Não vai ser puramente online. Nós acreditamos que a resposta vai ser a mistura entre uma experiência física fantástica com uma tecnologia poderosa, mas subtil. A Browns é o parceiro perfeito para esta evolução”, afirmou José Neves, o empreendedor português que lançou a Farfetch em 2oo8, em Londres, com tecnologia portuguesa.

Holli Rogers, ex-diretora de moda da concorrente e líder mundial no setor Net-a-Porter, junta-se à equipa da Farfetch para liderar a Browns e fica responsável por continuar o legado que a família Burstein começou em 1970 e que, apesar de ter sido adquirido pela Farfetch, vai funcionar de forma autónoma.

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A família vai continuar ligada à marca, com Joan Burstein, fundadora da boutique, a ser nomeada presidente honorária. “Estamos muito satisfeitos por podermos anunciar que este é o próximo passo que a Browns vai dar e não poderíamos pensar num parceiro melhor para tomar as rédeas e responder aos desafios do futuro”, disse Joan Burstein.

A Browns já era parceira da Farfetch há cerca de dois anos. Com esta operação, há duas salvaguardas: a marca Browns Bride e Vera Wang vão continuar a operar separadamente, sob a tutela de Caroline Burstein, filha de Joan. Foi na icónica Browns que foram descobertos designers de renome internacional como Alexander McQueen e John Galliano.

A Farfetch é a primeira empresa unicórnio (a valer mil milhões de dólares) portuguesa. Com escritório em Leça do Balio, no Porto, emprega cerca de 300 pessoas em Portugal. No total, são cerca de 600 pessoas, espalhadas por países como Reino Unido, Estados Unidos, Japão, Brasil, China e Rússia.

Fazem compras na Farfetch cerca de 450 mil pessoas, oriundas de 180 países. Os principais mercados são os Estados Unidos da América, Reino Unido, Brasil, Austrália, China, Japão, Coreia e Alemanha. Em março de 2015, a Farfetch foi avaliada em mil milhões de dólares (na data, cerca de 918 milhões de euros), na sequência da quinta ronda de investimento.