O Festival de Cinema de Locarno começa esta quarta-feira, na Suíça, com os olhos postos no filme “Ricki and the Flash”, protagonizado por Meryl Streep. Na competição internacional há um filme português, “Maria do Mar”, de João Rosas.

A abertura do festival dá-se com a atribuição de um prémio de carreira ao ator Edward Norton e com a estreia da comédia “Ricki and the Flash“, com Meryl Streep no papel de uma estrela rock. O filme deverá estrear em Portugal em setembro.

A competição internacional só arranca na quinta-feira e dela faz parte a curta-metragem “Maria do Mar“, ficção escrita e realizada de João Rosas, passada num fim de semana de Verão numa casa rural na zona de Sintra. O filme, inserido agora na secção Pardi di Domani, recebeu em julho o prémio de melhor filme da Competição Nacional do Curtas de Vila do Conde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em competição está também “Cosmos“, longa-metragem do polaco Andrzej Zulawski, produzida por Paulo Branco e rodada em Portugal, com elenco internacional. O filme é baseado no romance de Witold Gombrowicz e foi rodado maioritariamente na vila de Sintra, na Covilhã e em Mafra. A atriz portuguesa Victoria Guerra é a protagonista, num elenco que conta também com as interpretações de Sabine Azéma, Jean-François Balmer e Jonathan Genet. Terá estreia mundial este sábado, dia 8 de agosto, em Locarno. A estreia em Portugal está prevista para dezembro.

Fora de competição há outras três curtas-metragens de produção portuguesa, com apoio do festival Curtas de Vila do Conde: “A glória de fazer cinema em Portugal“, de Manuel Mozos, “Undisclosed Recipients“, de Sandro Aguilar, e “Noite sem distância“, do espanhol Lois Patiño, filmada na fronteira entre Portugal e a Galiza.

O filme “Belle Toujours“, de Manoel de Oliveira, será mostrado em Locarno, no âmbito de uma homenagem à atriz francesa Bulle Ogier.

O 68.º Festival de Locarno termina a 15 de agosto. Na edição do ano passado, o realizador português Pedro Costa conquistou o Leopardo do Festival de Locarno 2014 para a melhor realização, com o filme “Cavalo Dinheiro”.

Notícia corrigida às 15h30. “Cosmos” tem estreia mundial a 8 de agosto, e não no dia 9.