Gisele Bündchen a praticar ioga na praia, Kim Kardashian apoiada num monte de terra e Justin Bieber com uma faca na boca. Muitas das imagens que as celebridades colocam nas redes sociais estão longe de representar a realidade, mesmo que a ideia seja, por vezes, imitar a vida de um comum mortal — aliás, basta uma viagem rápida à conta de Instagram de modelos como Miranda Kerr para nos sentirmos mal com as roupas, viagens e amigos conhecidos que não temos. Foi precisamente para desmistificar essa ideia que a comediante australiana Celeste Barber decidiu replicar algumas dessas imagens. O resultado só podia ser hilariante.

Se até há uma semana Celeste era desconhecida do público em geral, agora já não se pode dizer o mesmo. O nome da comediante surge em diferentes publicações — a norte-americana Time incluída –, sempre associado às fotografias que foi publicando no seu Instagram. E porquê tanto burburinho? Porque Celeste pega em imagens de modelos, socialites e cantores e replica-as com muito humor e uma pitada de ironia. É a receita perfeita para acumular quase 40 mil seguidores na sua conta.

“As pessoas são muito obcecadas com celebridades e as celebridades parecem muito obcecadas em representar as pessoas do dia-a-dia”, disse Barber à ABC. “Pensei que se isto era o que toda a gente queria… desafio aceite.” Nem de propósito, a acompanhar todas as imagens está a hashtag #celestechallengeaccepted (Barney Stinson, a personagem da série Foi assim que aconteceu, ficaria orgulhoso).

Apesar da sátira, Celeste argumenta que não quer menorizar ninguém com o projeto que tem entre mãos. Muito pelo contrário: “Eu não quero atacar pessoas como a Kim Kardashian. Aliás, até penso bem dela. Penso que é uma mulher de negócios inteligente. (…) Eu quero ver se consigo viver como os privilegiados, os ricos e os famosos.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR