A lista dos dez filmes de terror mais rentáveis da História foi feita pelo Hoy Cinema. Estes dez filmes renderam entre 100 a 300 milhões de euros, e ficaram como ícones do género (mesmo que muitos deles sejam bastante recentes). Fica a saber quais são na lista abaixo.

1 – The Conjuring – A Evocação (2013)

“The Conjuring – A Evocação” (2013) foi o maior sucesso de bilheteira entre os filmes de terror: arrecadou 281,4 milhões de euros, com um orçamento de “apenas” 17,6 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O filme, que é realizado por James Wan, e que conta com as participações dos atores Patrick Wilson e Vera Farmiga, passa-se nos anos 1970, no estado de Rhode Island (EUA), e é baseado em factos reais.

“A Evocação” narra a história da família Perron, que recorre aos serviços dos especialistas em fenómenos paranormais, Ed e Lorraine Warren, para os libertar de uma maldição que os atormenta.

2 – O sexto sentido (1999)

“O Sexto Sentido”, de 1999, é o segundo mais lucrativo: obteve uma receita de bilheteira de 259,5 milhões de euros. No filme, realizado por M. Night Shyamalan (também realizador de “A Visita”, que saiu este ano), um psicólogo chamado Malcolm Crowe, interpretado pelo ator Bruce Willis, procura ajudar uma criança que comunica com espíritos.

3 – Annabelle (2014)

“Annabelle” (2014), uma prequela de “Conjuring – A Evocação” (2013), conseguiu, com um orçamento de apenas 5,7 milhões de euros, arrecadar um valor de 223,5 milhões de euros, em receitas de bilheteira.

A história começa quando um casal, prestes a ter um filho, decide comprar Annabelle, uma boneca de porcelana que trazia consigo uma maldição, que os colocaria perante os mais tenebrosos acontecimentos.

O filme, do realizador norte-americano John R. Leonetti, conta com as participações de Ward Horton, Annabelle Wallis, Alfre Woodard e Tony Amendola, entre outros.

4 – O Exorcista (1973)

“O Exorcista” (1973) é um dos clássicos do cinema de terror. O filme, que conta a história de Chris MacNeil, uma criança possuída pelo demónio, arrecadou 205,8 milhões de euros, em receitas de bilheteira.

É dirigido pelo realizador William Friedkin e conta com um elenco constituído por Ellen Burstyn, Max von Sydow e Linda Blair, entre outros atores.

5 – Atividade Paranormal 3 (2011)

A saga “Atividade Paranormal” é a mais lucrativa na história do terror. Este “Atividade paranormal 3” (2011) lidera o ranking de rentabilidade da saga: somou 183 milhões de euros em receitas de bilheteira.

No filme, que é realizado conjuntamente por Henry Joost e Ariel Schulman, duas irmãs (Katie e Kristi) tornam-se amigas de um espírito invisível, o que lhes cria muitos dissabores no futuro.

6 – Atividade paranormal (2007)

O primeiro filme da saga “Atividade Paranormal” (2007) vem logo a seguir na lista dos mais lucrativos: sem dinheiro algum gasto em efeitos especiais, o filme conseguiu ainda assim convencer os espectadores, e arrecadar cerca de 171 milhões de euros.

O filme conta com atores como Micah Sloat e Katie Featherston e é realizado pelo israelita Oren Peli. A história descreve os fenómenos paranormais com que um casal se depara dentro da sua própria casa.

7 – Atividade paranormal 2 (2010)

Logo a seguir vem “Atividade paranormal 2” (2010). O segundo filme da saga é realizado por Tod Williams, e arrecadou 157 milhões de euros em receitas de bilheteira.

O filme conta a história de uma família que, após sofrer uma série de assaltos, decide instalar câmaras em casa. As descobertas, porém, vão bem além de tudo aquilo que imaginavam.

8 – Insidious: Capítulo 2 (2013)

Dirigido por James Wan, este filme, que arrecadou 143 milhões de euros em receitas de bilheteira, conta novamente com a participação dos atores Patrick Wilson e Rose Byrne, que já haviam entrado no primeiro capítulo da saga.

Neste “Capítulo 2”, o casal instala-se numa nova casa decidido a recomeçar a sua vida. Mas o passado volta a assombrar a vida da família Lambert.

9 – Mamã (2013)

O filme “Mamã” (2014), realizado por Andrés Muschietti, rendeu à volta de 129 milhões de euros em receitas de bilheteira, conseguindo assim entrar para o “top 10” dos filmes de terror mais lucrativos da História.

O filme teve um orçamento de 13,2 milhões de euros, e conta com a participação dos atores Nikolai Coster-Waldau (Jaime Lannister em “Game of thrones”) e Jessica Chastain.

10 – Atividade paranormal 4 (2012)

A fechar o top dos filmes de terror mais rentáveis da Indústria está o quarto filme da saga “Atividade Paranormal”. O filme, de 2012, arrecadou 129 milhões de euros em receitas de bilheteira.

Novamente realizado por Henry Joost e Ariel Schulman, tal como o anterior, o filme volta a centrar-se na personagem Katie, interpretada por Kathie Featherston. Desta vez, são os seus vizinhos a sofrer com o universo sobrenatural que Katie e Robbie (interpretado pelo jovem Brady Allen) habitam.