A inovação e a criatividade estão de regresso à cidade de Lisboa. A Lisbon Maker Faire decorre durante este fim de semana (de 18 a 20 de setembro) no Pavilhão do Conhecimento e conta com uma exposição de projetos irreverentes.

O nome da iniciativa diz tudo. Trata-se de um evento concentrado nos makers e nas suas criações. Não conhece o conceito? São “entusiastas de tecnologia, artesãos, mecânicos, cientistas ou curiosos”, que criam e desenvolvem projetos “numa ótica de partilha coletiva de conhecimento e informação”, explica a Sapo, promotora do evento. É, por isso, “uma montra de criatividade, inovação e invenções”.

Entre os projetos patentes na exposição estão:

  • Printoo, uma plataforma eletrónica impressa que consegue dar vida a objetos do quotidiano;
  • The Hypercubes, um novo instrumento musical que junta ao mundo da música o engenho, a eletrónica e a tecnologia;
  • Full Metal Racer, uma espécie de jogo criado por dois irmãos portugueses, que consiste em conduzir remotamente veículos reais numa pista real, dotados de armas e armaduras virtuais;
  • Sensi Guitar, uma guitarra elétrica equipada com uma série de novas funcionalidades, desenhada por um portugês e que, em breve, até terá software de configuração próprio.

A edição deste ano dá assim continuidade à edição experimental, a Lisbon Mini Maker Faire, organizada pelo Sapo no ano passado. A iniciativa revelou-se um sucesso, recebendo a visita de mais de 10 mil pessoas. Assim, a organização internacional do evento escolheu Lisboa para a edição de 2015, promovida pelo Sapo em parceria com a Ciência Viva e com a Câmara Municipal de Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR