A dupla velejadora Jorge Lima/José Costa terminou nesta quarta-feira no 16.º lugar a fase de qualificação do Campeonato do Mundo da classe 49er, a decorrer em San Isidro, Argentina, garantindo a passagem ao grupo ouro da competição.

Depois de no segundo dia de competição ter terminado na 14.ª posição, hoje, a dupla lusa cumpriu três regatas, ficando nos terceiro, 12.º e 25.º postos nas três regatas efetuadas. A 16ª posição da geral garante a presença no grupo de ouro, que define a classificação final dos primeiros classificados.

Os neozelandeses Peter Burling/Blair Tuke, actuais detentores do título, seguem na liderança, seguidos dos espanhóis Federico Alonso/Arturo Alonso e dos alemães Erik Heil/Thomas Ploessel.

No Campeonato do Mundo, a decorrer até 21 de novembro em San Isidro, Argentina, marcam presença 61 duplas de 27 nações. A dupla portuguesa já garantiu a presença de uma embarcação de Portugal na classe nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016. A primeira regata do quarto dia de Mundial tem início previsto para as 11:00 locais (14:00 em Portugal Continental).