Os sistemas de intrusão das escolas públicas voltaram a ser ligados na segunda-feira, cinco dias depois de o Ministério da Educação (MEC) os ter mandado desligar, anunciou hoje o presidente da associação dos diretores escolares.

“Fizeram o que nós pedimos, ou seja, continuar com um serviço muito bom que, durante uma semana, deixou de ser prestado, correndo o risco das escolas públicas serem assaltadas”, afirmou o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, à margem da cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da associação, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.

O Ministério da Educação assinou, na passada sexta-feira, um contrato de três meses que “permite manter em funcionamento a monitorização remota e o sistema de deteção de intrusão da videovigilância nas escolas”, referiu a tutela em comunicado.

“O contrato, com vigência de três meses, permitirá assegurar a monitorização até à conclusão do procedimento concursal para a prestação de serviço por três anos. Assegura-se assim a monitorização remota do sistema de vigilância das escolas no período noturno e ao fim de semana, isto é, quando estão desocupadas, salvaguardando o interesse público e indo ao encontro das preocupações expressas por pais e diretores”, lê-se na nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os diretores escolares foram avisados, pelos serviços do MEC, por ofício datado de 11 de novembro, de que tinham de desligar os sistemas de intrusão.

Até 2010, as escolas tinham guardas-noturnos mas, quando começou a funcionar o sistema de segurança, deixaram de precisar destes profissionais, tendo alguns passado a executar funções de assistentes operacionais (funcionários).

Durante o seu discurso, Filinto Lima salientou que vai criar um consultório de aconselhamento jurídico orientado para áreas de atuação dos diretores, proporcionar formação aos sócios e defender a transparência em processos de avaliação e intervenção levadas a cabo pela Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC) com a criação de guiões e grelhas de atuação.

“Exigimos ainda mais confiança, mais competências e mais autonomia efetiva ao MEC. Gostaríamos de ser ouvidos, esperando que qualquer que seja o ministro os diretores sejam parte da solução”, realçou.

Segundo Filinto Lima, a escola pública precisa de “estabilidade”, algo que não tem existido porque “muda o governo ou quem chega muda o que o antecessor faz”.

A ainda ministra da Educação e Ciência, Margarida Mano, que soube no final da cerimónia que Cavaco Silva tinha indigitado o líder socialista, António Costa, como primeiro-ministro referiu-se à situação como “a democracia a funcionar”.

Em final de funções, Margarida Mano salientou a importância da aposta na educação para uma sociedade “mais justa, informada e forte” que se possa afirmar num mundo em mudança.