agenda-cultural-inverno_NORTE

O Teatro Municipal de Vila Real recebe a 6.ª edição do prémio de fotojornalismo Estação Imagem 2015 Viana do Castelo. Em destaque está o trabalho “A troika foi embora, mas a austeridade ficou” do fotojornalista Bruno Simões Castanheira, vencedor do concurso de fotojornalismo pela segunda vez. A inauguração está marcada para sábado às 18h e, ao todo, os visitantes podem ver, até ao final de fevereiro, reportagens de 14 fotógrafos vencedores nas diversas categorias deste concurso internacional.

Se os Dead Combo sozinhos encantam muita gente, acompanhados pelas Cordas da Má Fama encantam muito mais. Tó Trips e Pedro Gonçalves vão mostrar no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, como a sua música se transforma quando acompanhada pelo violoncelo de Carlos Tony Gomes, pela viola de arco de Bruno Silva e pelo violino de Denys Stetsenko. O concerto está marcado para sábado às 22h00 e a entrada custa 10 euros. De manhã, às 11h00, Tó Trips e Pedro Gonçalves mostram-se no papel de “A Cidade da Tristeza Profunda“, um fábula de 40 minutos com sombras e marionetas sobre o poder da música, dirigida às famílias. Os bilhetes só custam dois euros.

Dead-Combo_A-Cidade-da-Tristeza-Profunda

Tó Trips e Pedro Gonçalves acordam cedo no sábado para mostrar uma fábula de sombras e marionetas

A exposição “A minha obra é o meu corpo, o meu corpo é a minha obra“, de Helena Almeida, termina este domingo. Se quer ver as pinturas, séries fotográficas, vídeos e desenhos que a artista portuguesa criou ao longo de quase cinco décadas, esta é a derradeira oportunidade, já que a mostra segue depois para Paris. Há obras que raramente foram mostradas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Orquestra Sinfónica do Porto, dirigida pelo britânico David Parry, apresenta na sexta-feira, às 21h00, na Casa da Música, “Uma noite na ópera italiana“. Trata-se de uma gala dedicada a alguns dos mais conhecidos compositores italianos, com árias de Gioachino Rossini, Vicenzo Bellini e Gaetano Donizetti. O concerto inclui ainda atuações da meio-soprano Ezgi Kutlu e do tenor Barry Banks, presenças habituais nos grandes teatros líricos europeus e norte-americanos. Os bilhetes custam 19 euros.

A Galeria Vieira Portuense, no Largo dos Lóios, bem no coração do Porto, inaugura, no sábado, uma exposição de pinturas de Maria da Conceição Pombo. “Encantos a Tinta” são óleos sobre tela onde as cores vivas predominam, seja num retrato da Ribeira, seja nos vultos de duas crianças que seguram guarda-chuvas. Se gostar muito de algum, pode levá-lo para casa: todos os quadros são para venda.

Amanhecer na Ribeira - Óleo sobre Tela

“Amanhecer na Ribeira”, óleo sobre tela de Maria da Conceição Pombo

Pode dizer-se que se vivem tempos felizes para os vegetarianos e veganos que querem comer no Porto. 2015 teve mais restaurantes especializados a abrirem e outros estabelecimentos a demonstrarem preocupação com os pratos que têm à disposição para quem não come carne nem peixe. Um dos melhores é o daTerra, na Rua Mouzinho da Silveira, na Baixa. Este é um dos vários negócios que abriram na Invicta no ano que passou que não pode perder.

agenda-cultural-inverno_CENTRO

Se o tempo chuvoso convida pouco a eventos ao ar livre, que tal uma ida ao cinema? Esta quinta-feira estreia “99 Casas“, filme sobre os efeitos da explosão da bolha do imobiliário nos Estados Unidos, em 2008, centrada nas suas vítimas anónimas. O fime de Ramin Bahrani passa-se na Florida e “tem um portentoso Michael Shannon no papel de Rick Carver, um reptilíneo aproveitador da desgraça alheia, que representa os bancos nas ações de despejo”, escreveu o crítico do Observador Eurico de Barros. Vale a pena enfrentar o mau tempo e sair de casa para ver esta história que, infelizmente, lembra a realidade.

Continuando na sétima arte, sexta-feira é noite de Shortcutz Viseu. Na sala 3 do Carmo’81 vão passar as curtas-metragens “Ventre”, de João Filipe Silva, “Ruby”, de Luciano Scherer, Jorge Loureiro e Guilherme Soster, e “Marta”, curta-metragem realizada por Bernardo Gomes de Almeida, que estará presente para conversar com o público. O acesso é livre.

2 bebes e o fado

Os concertos para bebés são um programa cada vez mais procurado pelas famílias. Este domingo, há música em Leiria. ©D.R.

Há um concerto para bebés este domingo, às 10h30 e às 11h45, em Leiria. O Teatro Miguel Franco recebe “2 Bebés e o Fado“, com Vânia Conde e Ricardo Parreira na voz e na guitarra portuguesa, acompanhados por mais três músicos no acordeão, saxofone alto e saxofone barítono. Os bilhetes para este fado infantil custam sete euros.

agenda-cultural-inverno_SUL

Uma vez por mês, a jornalista Maria João Costa leva o programa “Ensaio Geral” para fora da Rádio Renascença e instala-o na livraria Ferin, no Chiado, para que todos possam ver, para além de ouvir. Como sempre estarão em conversa dois artistas de áreas diferentes mas, desta vez, o encontro é especial. De um lado teremos o escritor José Jorge Letria, do outro o ilustrador André Letria. As respostas e observações de pai e filho podem ser vistas às 18h45 de sexta-feira, com entrada livre.

Qual a importância de ser Agustina Bessa Luís? O Teatro da Garagem não garante uma resposta a esta questão, mas é à escritora e à sua relevância que dedica a próxima criação com aquele nome, que o público pode ver entre sexta-feira e domingo no Teatro Taborda, em Lisboa. Os bilhetes normais custam 10 euros.

O Teatro da Politécnica começa o ano com “Quarteto“, de Heiner Müller. Com encenação de Jorge Silva Melo, em palco estarão Ivo Canelas e Crista Alfaiate, os dois atores responsáveis por dar corpo a uma história de teatro dentro do teatro, com jogos de poder e sedução à mistura. Em cena até 13 de fevereiro, às terças e quartas às 19h00, quintas e sextas às 21h00, sábados às 16h00 e às 21h00. Os bilhetes normais custam 10 euros.

quarteto ivo canelas

Ivo Canelas e Crista Alfaiate abrem o ano do Teatro da Politécnica. ©Jorge Gonçalves / Divulgação

Ano Novo, arrumações novas? Ou as resoluções passam por comprar coisas mais baratas e em segunda mão? As duas vontades podem encontrar-se na Feira da Pulga de Alhos Vedros, na Moita. No domingo, no bar Luso-Chinês, vendem-se e compram-se roupa, calçado, livros, revistas, CDs e DVDs, brinquedos, loiças e o que mais couber. A organização oferece as bancas para quem quer vender e o acesso é livre.

As Trovas e Canções de Ruy de Carvalho chegam ao Teatro Pax Julia, em Beja. Ou seja, vão estar reunidas naquela sala três gerações da família: Ruy de Carvalho, o filho João de Carvalho e o neto, Henrique de Carvalho. O espetáculo foi concebido pela filha do ator, Paula Carvalho, e pelo seu marido, Paulo Mira Coelho, para mostrar obras de alguns dos mais populares atores e poetas portugueses de sempre. Os bilhetes custam cinco euros.

Os concertos de ano novo enchem as salas de música clássica. É o que acontece este sábado à noite no Teatro Garcia de Resende, em Évora, com a subida ao palco da Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Évora-Eborae Musica. Serão interpretadas obras de Vivaldi, Grieg, Bartok e Ernani Aguiar. Os bilhetes custam cinco euros.

Em Faro, no Teatro das Figuras, o mote para ouvir música clássica é o Dia de Reis, e não o ano novo. Na sexta-feira às 21h30, a Orquestra Clássica do Sul, dirigida pelo maestro Rui Pinheiro, faz soar as notas de “As Bodas de Fígaro” e do general “Coriolano”, dos andamentos de “Coppelia” e de “Orfeu e Eurídice”, e ainda das aventuras de “Peer Gynt”, ou seja, Mozart, Beethoven, Delibes, Gluck e Grieg.