A Comissão Nacional do Movimento para a Democracia (MpD), maior partido da oposição em Cabo Verde, aprovou hoje as listas de candidatos às eleições legislativas de 20 de março. O líder do partido e candidato a primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, encabeça a lista no círculo eleitoral de Santiago Sul, ilha de Santiago, o maior de Cabo Verde e que inclui a cidade da Praia, de que Ulisses Correia e Silva foi presidente da câmara até sexta-feira.

Neste círculo concorrerá diretamente com a líder e candidata a primeira-ministra pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada. Os membros da direção nacional do MpD, órgão máximo do partido entre convenções, estiveram reunidos durante o dia de hoje na Praia, para debater a situação socioeconómica do país, aprovar o programa eleitoral e as listas de candidatos às eleições legislativas de março.

De acordo com as listas divulgadas pelo partido, o MpD apresenta ainda como cabeças-de-lista os atuais deputados David Gomes (Brava), Jorge Nogueira (Fogo), José Luís Lima Santos (Boavista), Joana Gomes Rosa (Maio), Janine Tatiana Santos Lelis (Sal), Nelson do Rosário Brito (São Nicolau), João Santos (Santo Antão), Orlando Pereira Dias (África) e Emanuel Barbosa, de Portugal, (Europa).

O coordenador da comissão política concelhia de São Vicente, João da Luz Gomes, lidera a lista por este círculo, e o administrador-geral do MpD, Austelino Correia, o círculo de Santiago Norte. O professor e empresário Alberto Montrond, dos Estados Unidos, encabeça a lista pelo círculo das Américas. De fora das listas ficou o fundador e antigo primeiro-ministro Carlos Veiga, assim como outros históricos do partido como Eurico Monteiro, Orlanda Ferreira, Mário Silva ou Humberto Cardoso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR