Os técnicos de preparação física dos árbitros de primeira categoria ameaçaram hoje o presidente do Conselho de Arbitragem de não comparecerem à próxima ação de avaliação dos árbitros, se não forem repostos os valores que lhes eram pagos.

Essa ameaça foi feita durante o curso de árbitros que decorre hoje no Luso, e que engloba as provas físicas, que são orientadas e ministradas pelos técnicos dessa área, perante o presidente do Conselho de Arbitragem (CA), Vítor Pereira, que se remeteu ao silêncio, e os árbitros.

Segundo um dos juízes presentes na reunião, os técnicos em causa fizeram saber a Vítor Pereira que participariam no curso de hoje de forma gratuita, mas que não irão comparecer na próxima ação de avaliação, que está prevista para o próximo dia 27, para os árbitros que estiveram hoje a dirigir jogos da Taça da Liga, caso o problema do pagamento das diárias não seja resolvido até lá.

O Conselho de Arbitragem enviou esta semana para os preparadores físicos um ‘e-mail’ a dar conta da alteração dos valores que recebiam há mais de oito anos, que era de 137 euros por dia, para 68 euros, uma quebra de cinquenta por cento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes desta ação de avaliação que decorre no Luso, tinham-se realizado outras duas, uma em julho, no Luso, que constou unicamente de provas de aferição, e outra em setembro do ano passado, que decorreu em Tomar e já englobou as provas físicas, estando prevista outra em março deste ano.

De resto, os técnicos de preparação física têm pagamentos em atraso referentes à primeira ação de avaliação dos árbitros que decorreu em setembro do ano passado.

Contactado pela agência Lusa, Vítor Pereira não quis comentar o assunto.