As temperaturas vão continuar hoje baixas e a precipitação vai manter-se, principalmente no litoral oeste, sendo por vezes de granizo, mas no domingo a chuva diminui e pode ocorrer gelo ou geada no interior, segundo o IPMA.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), relatadas à agência Lusa pelo meteorologista Ricardo Tavares, apontam para “períodos de céu muito nublado, com aguaceiros mais intensos no litoral oeste, por vezes de granizo, podendo ser acompanhados de trovoada”.

A queda de neve vai continuar hoje nos locais acima de 400 metros, e vai subindo a 600 a 800 metros ao longo do dia.

No domingo, “a situação melhora, a quantidade de precipitação é inferior, com aguaceiros fracos especialmente no litoral oeste, com tendência a diminuir a partir do final da manhã” e a neve vai limitando a sua presença a altitudes mais elevadas, explicou Ricardo Tavares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também vai melhorar o vento, que hoje será moderado a forte no litoral, até 90 metros, e nas terras altas até 110 metros, e no domingo deverá apresentar rajadas até 80 metros e 95 metros nas terras altas.

O meteorologista chamou a atenção para a possibilidade de formação de gelo ou geada no interior já que as temperaturas vão continuar baixas, embora no domingo as previsões apontem para uma pequena subida, tanto das mínimas como das máximas.

No interior norte e centro, as temperaturas vão continuar próximas dos zero graus, acrescentou.