Na fotografia abaixo, quem é o homem e quem é a mulher? A resposta não se vê na roupa. É preciso olhar para outros pormenores porque os dois modelos vestem peças da “Ungendered” — a nova coleção da Zara com peças de género neutro, ou seja, peças concebidas para todos: rapazes, raparigas e para aqueles que não se identifiquem com nenhum dos géneros.

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Este é um dos conjuntos já disponíveis no site da Zara.

A iniciativa da marca espanhola surge depois de outras terem feito o mesmo há alguns meses: a Toys “R” Us lançou a linha de roupa para bebés “Gender Neutral”, a Selfridges lançou a campanha Agender em março do ano passado e a Reebok seguiu o mesmo exemplo em meados de 2015.

A coleção da Zara inclui jeans, bermudas, camisolas e t-shirts entre quase 20 peças, tudo em tons neutros como cinzento, azul escuro e branco. Não há rosas fortes nem azul-bebé. No Twitter, a maioria congratula-se por a empresa da Inditex entrar na lógica inclusiva adotada por outras marcas, mas há quem acuse a Zara de ter feito uma coleção “feia” e “pálida”.

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“Não binário ou sem género não significa magrinho, alto, pálido e deslavado”, diz uma utilizadora. Em baixo, outra diz que a coleção “Ungendered” é mais uma coleção de menswear codificada com outro nome. A coleção é apresentada por modelos femininos e masculinos e pode ser vista, com preços incluídos, aqui.

https://twitter.com/applewriter/status/705779760929054720