Um momento de diversão pode rapidamente transformar-se numa dor só comparada àquela que sente quando bate com o dedo mindinho numa esquina. Para isso basta estar descalço, não se aperceber da existência de uma peça de Lego perdida no chão e acertar-lhe em cheio com o pé em cima. Mas porque é que dói tanto pisar um pequeno tijolo de plástico?

A ciência encontrou a explicação. Segundo um vídeo da American Chemical Society Reactions, existem dois tipos de sensores de dor no corpo e os Legos atuam precisamente sobre as A-Delta, fibras que produzem a sensação de dor aguda e bem localizada.

Num pé existem cerca de 200 mil recetores sensoriais, o que o torna o candidato perfeito para sentir dor. Como se isso não bastasse, a Time escreve que a composição dos próprios Legos também contribui para o sofrimento — cada peça é feita de um plástico com três componentes diferentes, que juntos conferem ao pequeno bloco força e resistência.

No fundo, é uma combinação dolorosa entre material ultra resistente e pés ultra sensíveis. Independentemente do peso que tiver, assim que pisar um pequeno tijolo a peça vai permanecer igual e, ao invés de ceder, vai embutir-se na sola do pé e fazê-lo gritar, agarrar-se à zona magoada e, provavelmente, dizer algum palavrão que, ao contrário do brinquedo, será impróprio para miúdos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR