“Como jornalista, era meu dever tirar estas fotografias”

Foi esta a frase proferida por Ketevan Kardava, a jornalista que tirou a fotografia de duas mulheres no aeroporto depois das explosões de terça-feira que correu mundo e se tornou símbolo dos ataques em Bruxelas.

A jornalista dirigia-se a Genebra para cobrir as conversações entre o seu país, a Geórgia, e a Rússia, quando os terroristas detonaram as duas bombas no aeroporto. “As portas e janelas voaram e era tudo pó e fumo” contou a jornalista à Time. Kardava recorda ter visto “dezenas de pessoas sem pernas, cobertas de sangue“. “Estava num estado de choque”, afirmou a jornalista.

“Eu queria correr para um lugar seguro. Mas também queria tirar fotografias. Como jornalista, era meu dever tirar estas fotografias e mostrar ao mundo o que se estava a passar,” disse a jornalista à revista americana.

Sobre a fotografia, Kardava explicou que não teve tempo de perguntar o nome das mulheres fotografadas pois teve de ser levada para um sítio seguro, afirmando que espera que “estejam bem e que e ultrapassem estas dificuldades”.

Sobre a eventualidade de ter de voltar ao aeroporto, Kardava afirmou: “Será muito difícil para mim.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR