O australiano Jason Day assumiu a liderança do circuito mundial de golfe, destronando o norte-americano Jordan Spieth, depois de ter vencido o torneio Dell Match Play, disputado em Austin, no Texas, este domingo.

Jason Day, que venceu a prova pela segunda vez em três anos, é seguido na classificação mundial por Jordan Spieth, segundo, e pelo norte-irlandês Rory McIlroy, terceiro e antigo detentor do título do Dell Match Play.

Mas afinal quem é Jason Day?

Jason Day nasceu a 12 de novembro de 1987, em Beaudesert em Queensland, na Austrália. J.D., como também é conhecido, começou a jogar golfe por causa do pai, que o inscreveu num clube aos seis anos, iniciando o filho no que viria a tornar-se na sua profissão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em todas as escolas que frequentou fez parte do clube de golfe escolar. Porém, o interesse pelo golfe profissional só se intensificou depois de ler uma biografia sobre Tiger Woods.

Depois de ler o livro, o atleta começou a utilizar Woods como uma meta a atingir, um adversário a derrotar. No início da sua carreira como profissional, em 2007, Day afirmou: “Tenho a certeza que consigo ganhar ao Tiger Woods! Vou ser o melhor golfista do mundo!” Entretanto, os dois jogadores tornaram-se amigos, treinando mesmo os dois juntos.

Para atingir os seus objetivos de superar Woods, Day começou a treinar três vezes por dia, aos 13 anos, com o seu treinador e caddie, Colin Swatton, informa o Golf Digest. O golfista afirmou que o seu treinador teve uma grande influência tanto na sua vida pessoal, como na profissional.

É com 13 anos que o golfista ganha o seu primeiro campeonato, o Australia Masters júnior, em 2000.

Jason Day entrou no circuito profissional de golfe em 2007, quando tinha 19 anos. Nesse mesmo ano em que venceu o Nationwide Tour, tornou-se o atleta mais jovem de sempre a vencer um dos três torneios do PGA TOUR (principal prova de golfe para jogadores profissionais).

Mostrar Esconder

De preferência, Day joga com uma bola de 1987 – ano em que nasceu – com uma imagem de um canguru para representar a sua herança australiana.

Vive em Dublin, no Ohio, com a sua mulher Ellie.

Tem a sua própria associação de caridade com a sua mulher, a Brighter Days Foundation. A associação prestou assistência às vítimas do Tufão Haiyan, depois de Day perder oito membros da sua família, em 2014.

Em fevereiro de 2016, foi dado o seu nome a uma rua na cidade de Beaudesert.

J.D. foi classificado como “um pouco desapontante”, terminando em 87º lugar nos rankings do PGA, em 2012.

Em 2014, embora tenha conseguido terminar o ano entre os dez melhores, Jason Day sofreu lesões nas costas e no polegar, tendo sido também afetado por vertigens e faringites. No entanto, essas lesões não o travaram e na temporada de 2014-2015 terminou em terceiro lugar no ranking, amealhando cerca de dez milhões de euros.

No início deste mês, Jason Day terá falado com Tiger Woods, o antigo primeiro classificado do ranking mundial de golfe a pedir conselhos sobre como lidar com a pressão de estar entre os melhores do mundo.

Este domingo, Jason Day venceu o Dell Match Play, passando a ocupar o primeiro lugar do ranking mundial de golfe.

No ‘ranking’ mundial, o português Ricardo Melo Gouveia desceu do 85.º para o 86.º posto, mas mantém a 35.ª posição da classificação olímpica para os Jogos Olímpicos do Rio. Os 60 primeiros da hierarquia olímpica terão lugar no regresso do golfe em Jogos Olímpicos, numa competição que terá um grupo de 72 atletas.