Um avião venezuelano carregado com ajuda humanitária aterrou hoje no Equador, no aeroporto da cidade de Manta, próximo da zona mais afetada pelo terramoto que já fez pelo menos 77 mortos, adiantou a agência EFE.

A informação foi avançada pela Presidência do Equador, através da sua conta oficial na rede social Twitter, refere a EFE. O aeroporto de Manta encontra-se operacional, com uma equipa de emergência. As autoridades já distribuíram milhares de kits de alimentação e garrafas de água. Também foram mobilizados dois hospitais móveis, um para a localidade de Portoviejo, próxima do aeroporto de Manta, e outro para a cidade de Pedernales, mais a norte, junto à costa do Equador.

Um total de 241 profissionais de saúde, entre médicos, paramédicos e membros da Cruz Vermelha do Equador foram mobilizados para estes dois hospitais, segundo as autoridades equatorianas. O vice-presidente do Equador, Jorge Glas, afirmou que pelo menos 77 pessoas morreram e 588 ficaram feridas na sequência do sismo de magnitude 7,8 escala de Richter que sacudiu no sábado o oeste do país. “Por agora, o número de mortos confirmados é de 77”, declarou o vice-presidente, precisando que há “mais de 588 feridos mais ou menos graves nos serviços de saúde”.

O terramoto, registado às 18:58 de sábado (00:58 de domingo em Lisboa), ocorreu a dez quilómetros de profundidade e com o epicentro a cerca de 173 quilómetros da capital do Equador, Quito, e a apenas 28 quilómetros de Muisne, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR