O ex-vice-Presidente do Equador, Jorge Glas, detido quando estava na embaixada do México, que lhe deu asilo, foi transportado para um hospital esta segunda-feira, devido a uma alegada overdose com medicamentos (antidepressivos e sedativos). A notícia é avançada pelo jornal equatoriano El Universo. A detenção na embaixada do México tinha levado o país a suspender as relações diplomáticas com o Equador.

Glas estava em prisão preventiva em La Roca, uma prisão de alta segurança no Equador, mas foi transferido para o Hospital Militar de Guayaquil esta segunda-feira, sob um forte aparato policial e militar. Funcionários do hospital indicaram ao El Universo que os primeiros socorros foram prestados na unidade hospitalar, mas que entretanto já teve alta.

O The New York Times escreve que Glas foi encontrado pelas autoridades da prisão num estado de “coma profundo auto-induzido” depois de, segundo um relatório da polícia, ter ingerido antidepressivos e sedativos.

O El Universo adianta, porém, que o ex-vice-Presidente equatoriano estará “estável“, segundo indicaram fontes próximas. Ainda assim, depois de ter sido assistido no Hospital Militar, foi transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Naval. Entretanto, já estará de regresso a La Roca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma fonte da prisão revelou que o político terá tomado dois ou três comprimidos que o terão afetado negativamente (uma vez que sofre de gastrite). Mas disse não acreditar que o ex-Chefe de Estado tenha tentado suicidiar-se. Glas estaria sem comer desde domingo.

O ex-vice-Presidente do Equador foi detido na sexta-feira, depois de a Polícia Nacional do Equador entrar na embaixada do México naquele país, que lhe concedeu asilo político um dia antes. O Governo do Equador confirmou a detenção de Glas, que foi alvo de um mandado de prisão por desvio de fundos públicos, e que se refugiou na embaixada mexicana em 17 de dezembro, numa decisão que agravou as tensões entre os dois países.

México suspende relações com Equador após invasão da embaixada mexicana em Quito

Na sequência da detenção, o Presidente do México ordenou a suspensão das relações diplomáticas com o Equador. “A polícia do Equador entrou à força na nossa embaixada e deteve o ex-vice-Presidente daquele país que era refugiado e em processo de asilo devido à perseguição e assédio que enfrenta”, disse o Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, na rede social X, acrescentando que a invasão foi um “ato autoritário” e uma violação do direito internacional e da soberania mexicana.

Em conferência de imprensa, o advogado do político equatoriano, Vinicio Tapia, indicou esta segunda-feira que o cliente está sem comunicações há mais de 50 horas. O El Universo diz que Glas foi atirado ao chão, espancado na cabeça, nas costas, pernas e braços e arrastado pela polícia durante a detenção.

Glas foi condenado pelos crimes de associação ilícita (em 2017) e suborno agravado (em 2020) no âmbito do caso Odebrecht.