O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em abril, mas o clima económico aumentou após ter diminuído nos cinco meses anteriores, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, o indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares) piorou em abril, alcançando os -12,4 pontos (-11,3 pontos observados em março), após ter estabilizado no mês anterior e “interrompendo a tendência ascendente observada desde o início de 2013”.

O indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade), por sua vez, avançou em abril para os 1,3 pontos (dos 1,0 pontos observados em março).

“No mês de referência, os indicadores de confiança aumentaram no comércio e nos serviços, tendo estabilizado na construção e obras públicas e diminuído na indústria transformadora”, sinaliza o INE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os indicadores de confiança do INE são calculados através de médias móveis de três meses dos saldos de respostas extremas a inquéritos. Um número negativo significa que houve mais respostas pessimistas do que otimistas.

A Comissão Europeia divulgou também hoje que o indicador de sentimento económico subiu 0,9 pontos na zona euro (para 103,9 pontos) e 0,5 na União Europeia (para 105,1 pontos) em abril.

Segundo dados da Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros, o sentimento económico subiu em três das cinco maiores economias da zona euro – 4,4 pontos na Itália, 1,9 pontos na Holanda e 0,4 na Alemanha – e recuou em França (-1,0) e Espanha (-0,8).

Em Portugal, o indicador aumentou de 104,1 em março para 106,5 em abril.

A recuperação na zona euro deve-se a uma maior confiança dos consumidores e em todos de negócio, exceto no do comércio de retalho.

O indicador de sentimento económico calculado pelo gabinete de estatísticas da Comissão Europeia mede a confiança e as expectativas dos consumidores e empresas quanto à economia.

O INE e a Comissão Europeia usam metodologias diferentes para calcular os seus indicadores.