Depois de ter chegado a países como a Grécia, Bulgária e o Equador, a startup portuguesa Zarph volta a expandir-se. Desta vez, para o Kosovo e para a Macedónia. A empresa nacional, que desenvolve soluções nas áreas de gestão de tesouraria e sistema de pagamentos, reforça a presença no mercado da Europa de leste.

O leste europeu é um mercado estratégico para nós, pelo potencial que representa no que diz respeito à elevada circulação de numerário. Em países como a Bulgária, Kosovo ou Macedónia, as empresas necessitam cada vez mais de soluções de gestão de tesouraria capazes de automatizar os processos de controlo e gestão de informação de uma forma centralizada, hierarquizada e em tempo real”, afirma o diretor executivo da Zarph, Pedro Mourato Gordo.

A chegada da startup portuguesa ao Kosovo e à Macedónia surge na sequência da parceria recentemente estabelecida entre a empresa e o banco alemão ProCredit Bank. A Zarph implementará as soluções que desenvolveu para depósitos de notas e moedas nas filiais que o ProCredit Bank tem nos dois países.

Estas soluções incluem equipamento desenvolvido pela tecnológica portuguesa, que permite aos clientes realizarem operações de depósito “24 horas por dia, 7 dias por semana”, sem terem de se dirigir aos balcões dos bancos para o efeito. A solução desenvolvida pela Zarph incorpora ainda uma plataforma web, que se encontra ligada ao software de gestão do banco alemão e que permite gerir informação em tempo real, de acordo com os processos internos do ProCredit Bank.

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Segundo a tecnológica, o acordo celebrado com o ProCredit Bank permitiu à empresa triplicar o seu crescimento em 2015, face a 2014. Este cifrou-se nos 200%. O volume de negócio da startup foi de aproximadamente “meio milhão de euros” no ano passado, sendo que mais de metade da faturação (60%) deve-se ao mercado internacional, relatam os responsáveis.

Estamos a depositar todos os esforços nesta parceria [com o ProCreditBank], pelo que o grande objetivo deste ano passa por manter a estratégia de internacionalização sustentada no acordo que formalizámos com o banco” em questão, adianta o diretor executivo da tecnológica.

A Zarph começou há quatro anos, quando Pedro Mourato Gordo se deslocou a Silicon Valley, nos Estados Unidos, para testar a viabilidade da ideia. Desde então, a empresa tem vindo a crescer, tendo já como clientes mais de 20 empresas, entre as quais o Grupo José de Mello Saúde, Grupo Barraqueiro, a Brisa e a EMEL.