A atual bicampeã europeia de futebol Espanha foi hoje surpreendida em casa pela modesta Geórgia, numa exibição castigada com derrota 1-0, em particular disputado em Getafe, arredores de Madrid.

Candidata a um quarto título europeu e a um inédito ‘tri’, o conjunto de Vicente del Bosque deu uma pálida imagem do seu valor, sendo punido pelo 137.º do ‘ranking’ mundial com um desaire que deixa a equipa alerta para os desafios a ‘doer’ em França.

O escândalo surgiu num mau atraso defensivo que permitiu a Qazaishvili (40) percorrer muitos metros em contra-ataque, Piqué ainda o travou, mas a bola sobrou para Jighauri, que cruzou para Okriashvili empurrar para a baliza, sozinho ao segundo poste, aparentemente em posição irregular.

O jogo previsível e afunilado pelo centro do terreno facilitou a tarefa defensiva da Geórgia, que beneficiou de um adversário também desinspirado em termos de pontaria, apesar de ter disposto de 78 por cento de posse de bola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma bola de Thiago Alcántara ao poste foi o melhor que os espanhóis fizeram.

Iker Casillas, guarda-redes do FC Porto, ficou no banco, já que a titularidade foi de De Gea.

A Espanha estreia-se no Euro2016 a 13 de junho frente à República Checa, num grupo D em que defronta ainda a Turquia a 17 e a Croácia a 21.