Um cacho de uvas de mesa da variedade Ruby Roman foi vendido em leilão esta quinta-feira por 1,1 milhões de ienes, quase 10 mil euros. O comprador é um representante de um supermercado japonês e já existem planos para a aquisição: as cerca de 30 uvas vão ser oferecidas aos clientes do supermercado Kurashi Kaientai, de acordo com o jornal The Japan Times. O valor da licitação põe cada uva a valer mais de 300 euros.

As uvas Ruby Roman estão entre as mais caras no Japão e a variedade tem batido recordes de licitação desde que chegou ao mercado sazonal japonês em 2008. Nesse ano, as mais caras foram vendidas por 100 mil ienes, cerca de 893 euros. O valor foi subindo ao longo dos anos e, em 2011, chegou aos 500 mil ienes, quase 4.500 euros. No último ano, o preço duplicou para um milhão de ienes, aproximadamente nove mil euros.

Como explica o site Quartz, os japoneses consideram que as primeiras colheitas de Ruby Roman dão sorte e prestígio. Além disso, estas uvas têm um alto teor de açúcar, na ordem dos 18%, refere ainda o site Mashable.

Em maio, o supermercado Kurashi Kaientai já tinha despertado atenção por motivos semelhantes. Segundo o site Mashable, pagou três milhões de ienes — quase 27 mil euros — por dois melões da variedade Yubari.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR