O campeonato europeu de futebol de 2016 termina este domingo. Portugal tem a oportunidade de o conquistar e vingar-se das más recordações dos embates com França. Motivos para festejar já existem. E festa exige música. Aqui ficam 13 temas que homenageiam o futebol. Treze? Sim, 13, não acreditamos em superstições.

My Perfect Cousin, The Undertones

Este é um dos êxitos da carreira dos Undertones, uma banda punk formada na Irlanda do Norte, que tinha como vocalista Feargal Sharkey. Atravessou o período de maior sucesso entre o final dos anos 1970 e o arranque da década seguinte. A letra menciona um tal de Kevin, imbatível a jogar Subbuteo, o que levou muita gente a pensar que se tratava de uma homenagem a Kevin Keegan, futebolista que viveu tempos de glória em vários clubes britânicos, entre os quais o Liverpool. Parece que não é bem assim. Kevin era, simplesmente, o primo de um dos membros dos Undertones.

Sporting Life, The Sea and Cake

As letras das canções dos Sea and Cake não são simples de descortinar quando se lhes pretende alcançar o significado. Este tema não tem, seguramente, nada a ver com futebol e também parece que a relação com qualquer atividade desportiva se fica pelo título. É o que basta, porque se trata de uma das grandes canções de uma banda que tem um som único, inimitável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://www.youtube.com/watch?v=0KxwrbJc9QQ

The Sporting Life, The Decemberists

O futebol, na versão soccer, está longe de ser o desporto mais popular dos Estados Unidos da América, mas tem vindo a fazer o seu caminho e a conquistar adeptos entre a população mais jovem. Os Decemberists registaram o facto numa das suas canções. The Sporting Life conta a experiência de um jovem praticante, talvez pouco moralizado para fazer uma grande exibição por ver a namorada encostada ao capitão da equipa adversária.

Football Team, Le Prince Miiaou

Le Prince Miiaou, ou Maud-Élisa Mandeau, é uma espécie de Chan Marshall (ou Cat Power) francesa. Pelo que se pode observar no vídeo, não terá grande queda para jogar à bola. Em contrapartida, é capaz de escrever, compor e interpretar canções atraentes, como esta, que tem como assunto o futebol.

Goal Goal Goal, James

Foi o lado B no single que teve como canção principal Just Like Fred Astaire. Reza a história que os James gravaram esta versão de Low Low Low durante as sessões que deram origem ao álbum “Laid”, só por divertimento, mas que o tema teria sido o hino da seleção inglesa, caso esta se tivesse conseguido qualificar para o campeonato mundial de futebol de 1994, algo que não sucedeu. O som do vídeo abaixo é de fraca qualidade, mas tem a vantagem de se poder desfrutar de golos soberbos. Para um som melhorzinho, é clicar aqui.

Three English Football Grounds, I, Ludicrous

Nesta canção, não está em questão homenagear futebolistas, mas os recintos em que a modalidade é praticada, com referências a quem vai ver os jogos, emocionar-se e sofrer com os sucessos e os fracassos da equipa do coração. Não falta, neste tema de 1987, a cerveja como parte indispensável da festa, a que, em Portugal, se acrescentam os tremoços e, eventualmente, as pevides.

Give Us a Goal, Slade

Tratando-se de uma banda de rock básico formada por heróis da classe operária dos anos 1970, à discografia dos Slade não podia faltar uma canção explicitamente dedicada ao futebol. Aqui está ela, com um refrão que pede aquilo que os adeptos mais querem. Golos, muitos golos: We’ll beat ya defeat ya, We’re ready to roll, Stop your fancy fooling ’round and give us a goal. O vídeo foi gravado num estádio? Claro. Where else?

No Domingo Fui às Antas, Rui Veloso

Música de Rui Veloso e letra de Carlos Tê, para assinalar uma época em que o FC Porto já tinha interrompido um longo jejum de títulos no campeonato nacional de futebol, mas ainda não tinha imposto a hegemonia que teve o seu pico nos anos 1990. Era o tempo em que se afogavam as derrotas num “caneco”. Bom, as coisas não mudaram assim tanto.

Bamos Lá Cambada, Herman José

Cantada pelo melhor comentador desportivo de sempre, o inefável Estêbes, aqui está a única canção que pode ajudar Portugal a vencer o campeonato europeu. Vamos lá cambada, todos à molhada, arrumem com esses escarafunchosos.

Eat My Goal, Collapsed Lung

Com um pulmão em colapso não deve ser fácil aguentar uma partida de futebol. Também não é isso que esta canção sugere, mas algo bastante diferente, a celebração de um golo e a mensagem para que o adversário o engula.

World In Motion, New Order

Não admira que um país que dá cartas na música pop tenha tantas bandas a fazer música inspirada em futebol, ou que disponha do mais admirável portefólio de hinos clubísticos. Os New Order também entraram na onda e celebraram o futebol, a pretexto de uma homenagem à seleção inglesa, neste tema. Vantagem: é excelente para abanar a cabeça enquanto se bebe um gin.

The Referee’s Alphabet, Half Man Half Biscuit

Os árbitros fazem parte do futebol. Sem eles, os batoteiros ganhariam sempre, em vez de ganharem só às vezes. São muito úteis para absorver, como esponjas, a violência latente na sociedade. Deve louvar-se-lhes o facto de serem insultados a toda a hora, e de verem as respetivas mães serem difamadas, sem perderem a calma e a compostura. Aqui está uma canção que presta uma justa homenagem aos homens do apito.

We Support Iran In Their Bid To Win The 1998 World Cup, Exhaust

O nome desta banda não augurava grande futuro ao desempenho da seleção iraniana durante o campeonato mundial de 1998. E, de facto, o Irão não passou da fase de grupos, com duas derrotas e uma vitória. Esta, pelo menos sob o ponto de vista da propaganda do regime de Teerão, terá sido especialmente saborosa, já que foi alcançada no jogo contra os Estados Unidos. A equipa do “grande Satã” perdeu por 2-1. De qualquer forma, um tema soturno como este nunca seria muito adequado para transmitir entusiasmo ao jogador mais otimista.

https://www.youtube.com/watch?v=TU5ci8BO2VE