Dois filhos na mochila

Praia, chivas e parques infantis – hasta pronto, Colômbia!

A mergulhar no mar a 29ºC de Cartagena, a passear pela renovação urbana de Medellín e a deambular sossegadamente por Popayán, despedimo-nos da Colômbia, onde as crianças têm sempre onde brincar.

A Luísa e o Manel contemplam a "chiva" que nos levou a conhecer um projeto especial em Popayán.

A nossa aventura até aqui tinha sido um luxo. Sempre acompanhados de amigos, os nossos filhos entretidos com os deles, a passear e a comer à grande e muitas vezes à pala. Quando partimos de Bogotá para a cidade mais turística da Colômbia, Cartagena das Índias, ficámos pela primeira vez por nossa conta, entre o amargo das despedidas e o doce porvir do longo caminho que nos falta.

Inevitavelmente, fomos de cavalo para burro. Para o orçamento esticar, havia que poupar no alojamento. Quando reservei todos os hotéis — o meu lado quadriculado — , o grau de exigência foi mínimo: que permitissem crianças (a maioria dos hostels não aceita), que tivéssemos casa de banho no quarto e que não ficassem longe do centro da cidade. E reservei tudo para dois, logo se via onde os miúdos encaixavam — nenhum de nós quatro tem dificuldade em dormir em versão Tetris.

No caso de Cartagena, o espaço não foi problema — o quarto era amplo e tinha quatro camas (mas nem por isso deixámos de jogar Tetris). A localização muito menos: era só atravessar a marginal de Bocagrande, a zona dos hotéis, para termos os pés na areia. Só que o hotel onde eu tinha estado há 10 anos parecia não ter tido qualquer manutenção desde então: água turva na piscina, extintores muito fora da validade e paredes com rachas. Mas pior que rachas, só cucarachas — depois de uma feroz perseguição na casa de banho, lá consegui mandar a barata pelo autoclismo abaixo (sosseguem, senhores do PAN, as baratas sabem nadar, yo!).

Mas também não era caso para grandes lamúrias. A vista da nossa varanda para a praia e para a Cidade Velha compensavam o resto. E, com a água a 29ºC, o Manel, que até então fugia do mar a sete pés, perdeu o medo e o difícil era tirá-lo de lá. A Luísa, então, nem se fala, como pode ver na seguinte fotogaleria.

Fizemos uma visita guiada pelos ex-líbris de Cartagena a bordo de uma chiva, o autocarro colorido de bancos corridos, que até há poucas décadas era o transporte mais comum na Colômbia. Subimos ao Convento da Popa para ver a vista, atravessámos os túneis do Castelo de São Filipe e terminámos com uma caminhada pela Cidade Velha, de arquitetura colonial, onde confluem várias histórias: importante porto comercial do Império espanhol, por onde saía ouro e prata; ponto de chegada dos escravos vindos de África, em cuja defesa se destacou São Pedro Claver; inspiração de Gabriel García Márquez, que tinha casa na cidade e quis que as suas cinzas por lá ficassem; zona turística bem explorada, com bons restaurantes e lojas sofisticadas.

A cidade da eterna primavera

No avião que nos levou a Medellín, o meu vizinho do lado explicou-me como era difícil a vida naquela cidade, quando era considerada a mais perigosa do mundo. Com uma infância paralela à de Pablo Escobar (os seus pais eram conhecidos), Wilson contou-me como saiu ileso de um atentado numa festa, quando um grupo entrou a disparar sobre a banda e os convivas, no tempo em que o cartel de droga mais sanguinário dominava a cidade.

Mas a segunda cidade mais populosa da Colômbia está agora irreconhecível. O Senhor do Mal, como por aqui lhe chamam, foi morto em 1993 e, duas décadas depois, já quase ninguém do seu grupo está vivo. A regeneração urbana da cidade tem sido tremenda, com base num novo sistema integrado de transportes, que encurtou as distâncias sobretudo para os mais pobres, e também numa forte aposta na Educação e na qualidade dos espaços públicos. Um dos taxistas explica-nos que os paisas, nome dado aos habitantes da região de Antioquia, têm muito orgulho no que é seu e fazem as suas ideias tornar-se realidade. Pelo menos, assim parece.

Aqui, voltámos a ser recebidos em casa por uma família amiga, com todas as mordomias — cama, mesa e roupa lavada (e este último aspeto é importantíssimo para quem só trouxe mudas para uma semana). A Carolina e o Saul também têm filhos pequenos, que se tornaram amigos da Luísa e do Manel. Com eles, confirmámos que na Colômbia não faltam espaços para as crianças: os centros comerciais têm autênticos parques de diversões e os restaurantes têm sempre um bom parque infantil.

Por poucos dias, perdemos três eventos importantes em Medellín: a final da Libertadores (a Liga dos Campeões da América do Sul), ganha pelo Atlético Nacional em casa; a Moda Colombia, que trouxe à cidade uma grande delegação portuguesa; e a Feira das Flores.

A cidade branca

Para cumprir o plano, partimos para o primeiro teste num autocarro de longo curso: uma viagem noturna de 11 horas, de Medellín para Popayán. Prova superada: ambos adormeceram pouco depois da partida, e tivemos de os acordar à chegada.

A cidade de Popayán não tem nada a ver com a dimensão das anteriores. É uma terra pacata, que se percorre bem a pé de uma ponta à outra. Ficamos alojados num hostel, onde contactamos pela primeira vez com o universo dos mochileiros internacionais.

Tiramos um dia para ir conhecer o projeto da Fundação Fedar, que diariamente recebe 130 crianças com necessidades especiais, numa quinta fora da cidade. Partimos com eles de manhã, no transporte escolar — uma chiva, lá está — e, enquanto os educadores nos fazem uma visita guiada pelas várias salas onde as crianças são estimuladas, com base na ligação ao cultivo da terra e nas artes, a Luísa e o Manel brincam alegremente com os meninos, que vão ficar no nosso álbum de memórias desta viagem, mesmo sem lhes termos tirado fotografias.

Depois de um mês muito intenso e cheio de encontros na Colômbia, hoje vamos cruzar a fronteira para o Equador. A próxima crónica será escrita na latitude zero. Até lá, continue a seguir a nossa viagem no blogue O Verbo Ir, no Facebook e no Instagram.

Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Registo
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Registo
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)