As tatuagens nunca vão sair de moda. Seja como uma forma de criatividade corporal, de eternizar uma memória, de imprimir arte na pele ou até de expressão da personalidade, fazer uma tatuagem não pode ser interpretado como uma brincadeira do momento. Se anda no Google à procura de imagens de inspiração para o que quer fazer, já está no caminho errado: uma tatuagem deve ser pessoal e ter um significado especial porque, acredite ou não, vai haver alturas na vida em que vai olhar para ela e pensar: onde é que estava com a cabeça?

Dito isto, preparámos um pequeno manual para os amantes das pinturas corporais. E até para quem fez uma e — oops! — arrependeu-se mais tarde.

vector, man, illustration, anchor, beard, tattoo, drawing, sea, sailor, male, person, cartoon, chest, strong, smiling, captain, summer, body, adult, marine, nautical, healthy, human, elements, sailing, hand, athlete, strength, muscle, sexy, torso, image, handsome, fisherman, muscles, stylized, text, men, powerful, huge, t-shirt, postcard, mermaid, heart, wheel, seashell,

Ilustração: iStock/Getty Images

A primeira tatuagem: o que fazer?

Se é a primeira vez, o primeiro conselho que qualquer especialista lhe vai dar é começar devagar. Isto significa fazer uma tatuagem pequena, numa zona menos exposta — para ver como a sua pele reage à tinta, como o seu corpo cicatriza e, acima de tudo, como se sente com uma tatuagem ao longo do tempo. Além disso, é preciso conhecer a sua tolerância à dor para, depois, se aventurar em tatuagens maiores. Procure fazer uma primeira numa zona com mais músculo e gordura porque vai doer muito menos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Posso fazer uma tatuagem no verão?

Poder pode, mas requer cuidados redobrados. Qualquer tatuagem recente em contacto com o sol, areia, piscina e água do mar pode, além de ficar estragada, desbotada ou com alteração das cores, criar infeções ou manchas na pele. Lembre-se que uma tatuagem é feita através de um processo inflamatório que coloca pigmentos na pele através de agulhas que entram e saem cerca de 80 a 150 vezes por segundo. Para quem é fã de praia, as tatuagens devem, então, ser feitas antes (a cicatrização pode demorar até dois meses) ou, idealmente, no fim do verão. Nesta altura também pode sempre optar por tatuagens temporárias.

spray_tattoo cópia

Os sprays de tatuagens temporárias da marca de cosméticos Wycon Cosmetics são uma boa alternativa no verão. Em preto e dourado, basta escolher a estampa que se quer e aplicar o spray por cima. PVP. 8,90€ (cada spray) e 1,50€ (cada estampa).

Como cuidar de uma tatuagem no verão?

É simples: muito protetor solar por cima da tatuagem — de preferência protetores solar físicos ou minerais porque impedem os raios de penetrarem na pele.

A manutenção: que cuidados ter?

Durante o período de cicatrização, há alguns cuidados importantes para que o tempo de recuperação seja o menor possível e para que não surjam complicações (infeções ou alteração das cores):

  • Vai ter de lavar a tatuagem duas ou três vezes por dia com produtos antissépticos para evitar a proliferação de bactérias.
  • Vai ter de aplicar cremes ou pomadas cicatrizantes (Bepanthene, por exemplo) sobre a tatuagem no fim de cada lavagem.
  • Apanhar sol? Como já referimos lá em cima, esqueça essa ideia durante os primeiros dois meses — os pigmentos não se vão fixar na pele e a sua tatuagem vai mudar de cor.
  • É possível que se forme uma crosta mas controle o desejo de a arrancar. Pode danificar a tatuagem ou, pior, infetá-la.
  • Se a tatuagem estiver numa zona tapada, terá de usar roupa larga por cima, para não colar à pele.

Existem contraindicações?

Existem algumas que tem de ter em conta antes de avançar para uma pintura corporal eterna.

  • Posso doar sangue? Sim, mas o Ministério da Saúde só autoriza a doação quatro meses após ter feito uma tatuagem.
  • Posso levar epidural? Se a tatuagem ocupar toda a zona lombar, é provável que o anestesista se recuse porque os médicos não dão epidural na zona da tatuagem — o pigmento pode ter produtos tóxicos para o Sistema Nervoso Central.
  • Posso doar órgãos? Sim, mas só com tatuagens feitas há mais de seis meses.
  • Posso fazer tatuagens por cima de cicatrizes? Sim, mas a cicatriz tem de ter, pelo menos, 12 meses. Quanto mais antiga a cicatriz, mais o pigmento vai fixar. Em cicatrizes, é preferível escolher também tatuagens a preto porque as cores fixam menos na pele com cicatrizes.

Arrependi-me, e agora?

Agora tem de procurar clínicas especializadas na remoção de tatuagens ou — se quiser voltar ao “local do crime” –procurar um tatuador especialista em desenhar uma nova tatuagem por cima de outra. O The New York Times tem um nome criativo para o vulgar cover up: chama-lhe o “facelift para tatuagens”, onde se tatua por cima de uma outra tatuagem para mudar o desenho original. Perfeito para quem é demasiado apaixonado e gosta de marcar o corpo com o nome do seu amado.

No caso de optar mesmo pela remoção da tatuagem, como estas celebridades, procure clínicas e centros com credibilidade. Em Lisboa, já existe uma clínica dedicada exclusivamente à remoção de tatuagens — a Clean Ink — que utiliza o laser de última geração Alex Trivantage (aprovado pela União Europeia e pela Food and Drug Administration quanto aos requisitos de segurança) para remover tatuagens pretas e coloridas, deixando a pele intacta. No site da clínica pode ver casos de antes e depois.

Qualquer que seja a sua situação — fazer uma nova ou remover uma antiga — lembre-se que há estudos que indicam que quatro em cada 10 pessoas se arrepende da tatuagem que fez. Por isso, antes de fazer uma tatuagem pense bem, escolha um sítio seguro e com credibilidade para a fazer, fale com o tatuador, explique bem aquilo que quer, não se aventure em zonas do corpo demasiado expostas (e que possam ser incompatíveis com uma futura profissão) e siga esta regra: uma boa tatuagem não é barata e uma tatuagem barata não é boa.

Artigo atualizado às 17h15 para corrigir a informação da doação de sangue de um ano para quatro meses.