Chama-se Enjoy e é o sistema de carsharing mais popular em Itália. Depois de Milão, Roma, Florença e Turim, a empresa controlada pela petrolífera Eni (Ente Nazionale Hidrocarburi SpA) e pelo fabricante de automóveis Fiat, atacou Catânia em meados de Julho, uma das 10 maiores cidades transalpinas e a 5.ª a usufruir da cobertura da Enjoy.

Em plena Sicília e no sopé do monte Etna, e do seu imponente vulcão, Catânia passa também a oferecer aos utilizadores pontuais, turistas incluídos, a possibilidade de não ter de adquirir um automóvel quando precisa de um. Basta descarregar uma aplicação para o seu smartphone, seja ele Andriod, IOS ou Windows Phone (em www.enjoy.eni.com), escolher o veículo da Enjoy estacionado mais perto de si e, pura e simplesmente, conduzi-lo enquanto necessitar e estacioná-lo quando terminar.

Por 25 cêntimos por minuto, durante os primeiros 50 km – limite a partir do qual o custo passa para 25 cêntimos por km, ou 50€ por dia, em alternativa –, o cliente pode ter acesso a uma das 170 unidades do Fiat 500 disponíveis na cidade siciliana, com motor 1.2 de 69 cv a gasolina, veículos que estão equipados com um sistema que permite monitorizar o tipo de utilização de que são alvo, não só para controlar o estado do automóvel, como ainda para a empresa poder intervir em caso de acidente.

A esta frota de 170 Fiat 500 de Catânia, a única disponível do sul de Itália, a Enjoy associa os 200 veículos a operar em Florença, 400 em Turim, 600 na capital Roma e 644 em Milão, a capital da moda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR