O coordenador especial das Nações Unidas para o processo de paz no Médio oriente, Nickolay Mladenov, condenou este domingo o ataque levado a cabo por um homem palestiniano, que matou dois israelitas, e terminou com o atacante morto pela polícia.

“Condeno o ataque terrorista desta manhã levado a cabo por um palestiniano, na zona ocupada de Jerusalém Este, que matou dois israelitas e feriu outras seis pessoas”, disse o responsável, numa nota de imprensa difundida horas depois dos acontecimentos.

Para Mladenov, “nada pode justificar este tipo de ataques” e afirmou ser “deplorável e inaceitável que o Hamas e outros glorifiquem estes atos que minam a possibilidade de um futuro pacífico para palestinianos e israelitas”.

O movimento islâmico Hamas reclamou entretanto a autoria do ataque em Jerusalém, identificando autor e elogiando a ação, que denominou ser a “Intifada de Al Quds” [Revolta de Jerusalém].

Esta onda de violência atinge a região há um ano e já custou a vida a 234 palestinianos, mais de dois terços dos quais quando levavam a cabo ataques ou presumíveis ataques.

O incidente de hoje ocorreu quando um palestiniano disparou contra várias pessoas nas proximidades da Esquadra de Polícia Central de Israel, localizada na zona leste de Jerusalém, tendo depois fugido para o bairro de Sheik Jarraj, onde, mais tarde, foi morto pela polícia na sequência de uma troca de tiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR