A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, pediu esta quinta-feira a todos os cidadãos, independentemente de afiliações políticas, a dizer “basta” ao tratamento “intolerável” das mulheres pelo candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, porque tal comportamento não é normal nem pode ser ignorado.

Num discurso de campanha muito pessoal, desde Manchester, New Hampshire (EUA), Michelle Obama admitiu que, desde a divulgação de um vídeo de 2005 no qual Trump se gaba de apalpar as mulheres, na semana passada, não consegue deixar de pensar que um candidato à Presidência do país “vangloriou-se por atacar sexualmente as mulheres“.

No vídeo, vê-se “um homem poderoso a falar livre e abertamente de um comportamento sexual de um predador” afirma a primeira-dama, “para piorar a situação, agora parece muito claro que este não é um incidente isolado”, mas outro exemplo de como Trump “tem tratado as mulheres durante toda a sua vida”, acrescenta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os comentários vergonhosos sobre os nossos corpos. A falta de respeito às nossas ambições e intelecto. A crença de que pode fazer o que quiser com uma mulher. É cruel, aterrador. E a verdade é que dói.”

Argumentar, como tem feito Trump, que tudo são meras palavras “é um insulto a todos os homens decentes”, argumenta Michelle.

Os homens da minha vida não falam assim sobre as mulheres e sei que a minha família não é uma exceção”, garante Michelle Obama, segundo o El Espanhol.

Além disso, nota que os homens fortes e que são verdadeiros modelos de conduta “não precisam de diminuir as mulheres para se sentir poderosos“.

A primeira-dama norte-americana termina a deixar uma mensagem às mães, a propósito do futuro dos seus filhos:

Simplesmente não podemos aguentar expor os nossos filhos a isto por muito mas tempo. Agora é o momento de dizermos ‘basta’ “.