O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reuniu-se esta terça-feira com António Guterres em Lisboa. O encontro está integrado num conjunto de reuniões internacionais que o chefe de Estado venezuelano tem mantido nos últimos dias. De acordo com um tweet de Ernesto Villegas, membro do executivo de Maduro com a pasta da Comunicação e Informação, o encontro decorreu “com cordialidade”.

O encontro serviu para Maduro estreitar laços com o sucessor de Ban Ki-moon na liderança das Nações Unidas, avança a Telesur. O chefe de Estado venezuelano deu os parabéns a Guterres pela sua nomeação como novo Secretário-Geral da ONU.

Este encontro foi o culminar de um conjunto de reuniões que levou Maduro a encontrar-se com líderes de quatro países exportadores de petróleo e também com o Papa Francisco, no Vaticano. O objetivo dos encontros é estabilizar o mercado do petróleo — o governo quer “um novo ciclo de preços estáveis, bons e razoáveis”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Maduro segue agora novamente para Caracas, onde deverá explicar os resultados das reuniões que manteve na Europa e no Médio Oriente.