O primeiro-ministro, António Costa, respondeu este sábado, na Colômbia, à polémica que envolve o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, depois de o Observador ter noticiado que Nuno Félix, o chefe de gabinete do secretário de Estado do Desporto — entretanto demissionário —, declarou ter duas licenciaturas no despacho de nomeação publicado em Diário da República, quando na verdade apenas tinha frequentado os dois cursos em causa.

Na Colômbia, onde está a participar na Cimeira Ibero-Americana, António Costa não deixou margem para dúvidas: Tiago Brandão Rodrigues tem a sua confiança. Citado pela TSF, o primeiro-ministro abriu uma excepção à regra de não comentar questões internas do país quando está no estrangeiro:

Para que não reste qualquer dúvida, mantenho toda a confiança no senhor ministro da Educação”

A frase foi proferida depois de Marcelo Rebelo de Sousa se ter recusado a falar sobre o tema, acabando por ser o Presidente da República a passar a palavra ao primeiro-ministro.

O CDS tinha pedido a demissão de Tiago Brandão Rodrigues, que foi inicialmente acusado pelo ex-secretário de Estado José Wengorovius Meneses de ter conhecimento da questão das falsas licenciaturas de Nuno Félix. Por sua vez, o chefe de gabinete, que se demitiu ontem, afirmou ao Observador que “nunca disse para nenhuma das funções que exerci que era licenciado, mas sim que tinha a frequência do ensino superior”.

Numa nota enviada às redações, o ministro “desmente que tenha tido conhecimento de que havia uma incorreção no despacho de nomeação assinado pelo antigo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Meneses, relativamente ao seu Chefe do Gabinete.” O ministro garante ainda que “a referida incorreção relativa ao percurso académico de Nuno Félix só agora chega ao conhecimento do ministro da Educação, num momento em que a mesma já estava conforme“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR