A Nissan anunciou hoje a introdução no mercado de um novo sistema de propulsão híbrido em série, o primeiro passível de ser instalado num automóvel compacto. O novo Note e-Power representa um marco importante para a estratégia de electrificação dos modelos da marca japonesa, podendo considerar-se um eléctrico com extensor de autonomia, à semelhança do BMW i3 REX e do Opel Ampera.

Ainda que sem adiantar todos os detalhes relativos aos componentes que o integram, a Nissan refere que o sistema e-Power recorre à tecnologia eléctrica conhecida do Leaf, mas aqui combinada com uma bateria de alta capacidade de dimensões mais contidas, bem como com um motor eléctrico que, juntamente com um gerador, assegura o respectivo carregamento, dispensando assim a ligação a uma tomada exterior e garantindo uma elevada autonomia.

[jwplatform 5SQ3fWgI]

No Note e-Power as rodas são sempre animadas pelo motor eléctrico, residindo a grande inovação do sistema no facto de ser extremamente compacto, a ponto de poder ser instalado num automóvel de pequenas dimensões. O que foi conseguido graças ao recurso a componentes tão leves quanto compactos, a novas e mais evoluídas soluções de controlo e gestão do motor, e a uma optimização da gestão energética. A experiência de condução, essa, promete ser equivalente à de um Leaf, mas dispensando as preocupações com o carregamento da bateria.

O agora revelado sistema e-Power, não obstante estrear-se no Note, será aplicado noutros modelos de dimensões compactas da Nissan, nomeadamente destinados à Europa. Sendo especialmente interessante perceber quando poderá a marca japonesa instalá-lo no novo Micra, recém-apresentado no Salão de Paris.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR