O clube tentou criar algum mistério à volta do sucessor de Sven-Göran Eriksson, com o tweet abaixo, mas a comunicação social já havia levantado o véu há alguns dias: André Villas-Boas será o próximo treinador do Shanghai SIPG, com um contrato milionário que se poderá fixar nos 12 milhões de euros por ano.

O treinador português não treinava ninguém desde que saiu do Zenit, em setembro de 2015. Antes, passou pelo Tottenham, Chelsea e FC Porto, onde ganhou fama e somou ao palmarés um campeonato, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e a Liga Europa. O pontapé de saída como treinador principal deu-o em Coimbra, no banco da Académica. No início de carreira acompanhou José Mourinho no FC Porto, Chelsea e Inter de Milão.

Depois de ter sido associado a vários clubes europeus, Villas-Boas está prestes a assinar por uma equipa improvável, que vai promover um reencontro especial (depois de FCP e Zenit): Hulk joga no clube chinês — o internacional brasileiro custou ao clube 55 milhões de euros. O Diário de Notícia diz que está tudo praticamente acertado, faltando apenas definir a duração do contrato.

O Shanghai SIPG terminou o campeonato em terceiro lugar, a 12 pontos do Guangzhou Evergrande, a equipa de Luiz Felipe Scolari, que conheceu a glória asiática com Marcello Lippi. O italiano, o novo selecionador chinês, venceu a Liga dos Campeões Asiática em 2013.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR