Será que a Praia das Catedrais, na Galiza, esconde mesmo um tesouro?

De acordo com a BBC, após a conquista da Galiza pelos romanos, há cerca de 2.000 anos, foram deixadas moedas cunhadas com ouro extraído do território espanhol.

O governo galego, que gere grandes quantidades de reservas de metal precioso, anunciou à BBC, a descoberta de várias minas de ouro exploradas pelos romanos. O governo admite ainda que este achado pode vir a alargar as buscas às cavernas da Praia das Catedrais.

Segundo declarações de Manuel Miranda à BBC, presidente do Património Marinho da Galiza, trata-se de “uma área muito rica em ouro e a Praia das Catedrais está rodeada de minas de ouro”.

Os romanos sabiam perfeitamente a grande abundância de ouro que havia nesta área (Galiza), por isso é que a conquistaram. Nós admitimos a possibilidade de poder haver uma mina de ouro explorada pelos romanos na praia – refere ainda Manuel Miranda à BBC.

O presidente do Património Marinho esclareceu ainda que alguns geólogos descobriram um canal feito no chão que tem semelhanças com os canais usados pelos romanos para escavar minas de ouro na área.

Conforme declarações de Manuel Miranda à BBC, o seu objetivo principal é encontrar os vestígios deixados pelos romanos antes que sejam apagados pela erosão do mar e do vento. “Talvez um dia um arqueólogo se interesse em investigar a Praia das Catedrais”, disse.

A Praia das Catedrais, também conhecida por Praia de Augas Santas (águas santas em galego), situa-se na costa do Mar Cantábrico, na Galiza. Durante milhões de anos, o mar Cantábrico fez com que se evidenciasse uma grande formação de rochas, que tomaram a forma de arcos e cavernas e revelaram a possibilidade de ali se esconder um tesouro. Contudo, é possível que o contacto constante das rochas com o mar possa fazer com que as pistas para este tesouro se percam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR