O mais recente produto da Apple veio contradizer o avanço da tecnologia. Pode ficar descansado, não precisa de bateria, carregador ou power bank: é um livro.
O livro, de capa dura, chama-se “Designed by Apple in California” e foi lançado quarta-feira, dia 16 de novembro.
Segundo a Apple, este livro serve para comemorar os 20 anos de existência da marca. Conta com 450 fotos dos seus produtos antigos até aos mais atuais: desde o primeiro Mac, lançado em 1998, até 2015, com o último Apple Pencil, documentando ainda os materiais e as técnicas usadas pela equipa da Apple.
O livro está disponível em dois tamanhos e com preços diferentes: o mais pequeno custa 199 dólares e o maior 299.
Jonathan Ive, chefe do design da Apple, declara à Expansion que o produto é dedicado a Steve Jobs. “Desde o princípio, a motivação de Steve foi conseguir algo grandioso para a humanidade, e esse continua a ser o nosso objetivo na medida em que a Apple olha para o futuro”, refere Ive.
No prefácio do livro pode ler-se ainda que o produto não retrata “o processo criativo ou desenvolvimento de produtos”, mas sim “uma representação objetiva do nosso trabalho que descreve quem nós somos”.
A Apple tem enfrentado várias críticas pela criação do livro – considerado pelo The Verge, um “ato humilde” mas “incrivelmente pretensioso” – e também pelas alterações que foram feitas ao iPhone e ao MacBook Pro, que são incompatíveis com outros produtos e acessórios.