Rádio Observador

Estados Unidos da América

EUA vendem 7 mil milhões de dólares de material militar a aliados árabes

Os EUA vão fornecer helicópteros, aviões e mísseis a aliados árabes, num valor de 7.000 milhões de dólares. O maior acordo anunciado foi o de 48 helicópteros por 3.510 milhões de dólares.

O Qatar, por sua vez, solicitou oito jatos C-17 e outro material num conjunto de contratos que totalizam 781 milhões de dólares

Paulo Cunha/LUSA

A administração norte-americana aprovou, na quinta-feira, um conjunto de acordos para fornecer helicópteros, aviões e mísseis a quatro dos seus aliados árabes, por um valor superior a 7.000 milhões de dólares.

O maior acordo anunciado foi a venda, à Arábia Saudita, de 48 helicópteros de carga CH-47F Chinook, por 3.510 milhões de dólares. A Boeing e a Honeywell Aerospace serão os adjudicatários destes contratos.

Cerca de 60 cidadãos americanos – empregados do setor privado e do setor público – vão trabalhar na Arábia Saudita na manutenção deste material aéreo.

Além disso, os Emirados Árabes Unidos querem gastar 3.500 milhões de dólares em 27 helicópteros de ataque AH-64E Apache, além do equipamento de apoio, feitos pela Boeing e pela também americana Lockheed Martin.

O Qatar, por sua vez, solicitou oito jatos C-17 e outro material num conjunto de contratos que totalizam 781 milhões de dólares.

Washington também aprovou um contrato para vender a Marrocos 1.200 mísseis antitanque TOW 2A, feitos pelo gigante das armas norte-americano Raytheon, por 108 milhões de dólares.

Apesar de o Departamento de Estado ter aprovado as vendas, depois de ter consultado o Pentágono, o Congresso norte-americano ainda as pode bloquear, em teoria.

Uma vez que todos estes quatro países árabes são aliados dos EUA e grandes clientes do negócio do armamento espera-se que os contratos sejam aprovados, apesar das críticas dos grupos de direitos humanos, que apontam o dedo aos EUA por apoiarem a coligação liderada pela Arábia Saudita contra os rebeldes Huthi no Iémen, que tem sido acusada de matar civis.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)