Pedro Cuartango diz que o El Mundo está sozinho na batalha para destapar as fraudes económicas de alguns profissionais de futebol de grande nível, depois das informações divulgadas pelo Football Leaks.

Em entrevista ao Expresso, o diretor do maior diário madrileno, que faz parte do consórcio European Invistigative Colaborations, destaca que os “três grandes jornais de Madrid estão a silenciar o assunto como se não existisse”.

Tenho a sensação de que estamos sozinhos a enfrentar um aparelho mediático e económico de larga escala”, disse ao Expresso.

Cuartango diz estar a sofrer um “autêntico linchamento nas redes sociais” por parte dos adeptos do Real Madrid, uma vez que, segundo a investigação, esta é a equipa com mais jogadores e ex-jogadores visados pelos documentos divulgados pela Der Spiegel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na última terça-feira Pedro Cuartango havia já revelado numa outra entrevista, no programa desportivo “El Partidazo de Cope”, que o diário madrileno iria continuar a divulgar as informações, que partiram do Football Leaks por dever de informação. ” Há pressões, mas temos que cumprir o nosso papel”, disse.

Ainda assim, ao jornal Expresso, vincou que apesar de o assunto não estar a cair bem no seio do Real Madrid, o presidente do clube madrileno, Florentino Peres não exerceu, até agora, qualquer pressão junto do jornal.

Desde que foram divulgadas as informações, na última sexta-feira, o diretor do El Mundo salientou que não obteve qualquer contraditório por parte dos visados, destacando que os responsáveis da Gestifute, empresa de Jorge Mendes e que agência alguns dos jogadores visados pelas denúncias, não se mostraram disponíveis para prestar esclarecimentos.

De recordar que a investigação, conduzida por um consórcio de jornais internacionais, concluiu que as autoridades espanholas detetaram uma evasão fiscal no valor 150 milhões de euros relativos aos direitos de imagem de Cristiano Ronaldo. Os mesmos documentos davam conta de situações similares e que envolviam os nomes de José Mourinho, Fábio Coentrão e Ricardo Carvalho.