Joel Santos foi o primeiro português a vencer o prémio “Travel Photographer of the Year“, que o considerou o melhor fotógrafo de viagens de 2016. O fotógrafo português ganhou o prémio com dois portefólios distintos: um inclui imagens da Depressão de Danakil, na Etiópia — na categoria “Terra Mar Céu” — e outro testemunha o dia-a-dia dos pescadores do Lago Bosumtwi, no Gana, na categoria “Viagens e Aventuras”.

As imagens do vulcão na Etiópia valeram-lhe, também, o título de primeiro fotógrafo a ganhar este prémio com imagens capturadas com a ajuda de um drone, o que permitiu mostrar “uma perspetiva diferente destas paisagens dramáticas e revelando detalhes que não seriam visíveis de uma perspetiva térrea” defendeu o júri, que considera que as imagens captadas por Joel Santos exprimem uma “assinalável diversidade nos motivos, na técnica e na sensação” que transmitem.

Criam formas subtis contra a luz, equilibrando os detalhes nas sombras com os existentes nas altas luzes, sem a necessidade de aclarar excessivamente as zonas de sombras relevantes, transmitindo dessa forma profundidade.”

No Facebook, o fotógrafo fez questão de agradecer o prémio e o apoio ao seu trabalho. “É imensamente positivo ver o nosso trabalho/paixão reconhecidos por um dos mais globais e prestigiados prémios internacionais”.

Joel Santos trocou a calculadora e os livros de economia pela máquina fotográfica e as viagens. Desde então que nunca mais parou: é guia de viagens fotográficas, já escreveu vários livros sobre fotografia e foi distinguido com vários prémios. Em 2015, o fotógrafo português já tinha ganho uma das categorias do “Travel Photography of the Year”, com a imagem de uma caravana de camelos na Etiópia. Os vencedores do prémio terão os seus trabalhos expostos em Londres, durante no próximo ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR