Entre os 25 e os 30 anos de idade, a data de nascimento que trazemos no Cartão de Cidadão começa a notar-se na pele do rosto. Os primeiros sinais de envelhecimento chegam devagar e subtilmente, na forma de linhas de expressão, e ficamos finalmente a compreender o significado dos chamados “pés-de-galinha” ou rídulas.

A zona do contorno dos olhos e dos lábios é das primeiras a acolher estes indícios, que revelam não só a idade cronológica, mas também os hábitos de vida.

Mas porque é que é precisamente na zona em redor dos olhos que surgem as primeiras rugas? Porque a pele desta área é mais fina, sensível e delicada que a de todo o rosto e corpo. Concretamente, a pele do contorno dos olhos tem
cerca de 0,5 milímetros de espessura, enquanto noutras partes do corpo mede cerca de dois milímetros.

ECN_14505_Volume_Filler_Booster_2014_23_PR

Além disso, tende a ser mais seca e a apresentar menos colagénio e elastina, o que favorece o aparecimento das rugas. Está também mais exposta aos elementos, sobretudo às radiações solares, e realiza muitos movimentos ao longo do dia.

Estas são razões mais do que suficientes para compreender que se trata de uma pele extremamente frágil e mais propensa a revelar sinais de envelhecimento.

Outra área que também apresenta características especiais – e é igualmente das primeiras a revelar a idade – é a pele do contorno dos lábios. A “culpa” é do músculo orbicular, que rodeia os lábios, e é composto por um feixe de fibras.

Quando estas são forçadas continuamente, através da movimentação labial, acabam por dar origem às rugas. O caso piora em quem fuma (tabaco e lábios apertados várias vezes ao dia é uma combinação explosiva) e em quem abusa
do sol sem proteção.

10 Dicas para ter olhos e lábios sem rugas

Embora não seja possível impedir o processo de envelhecimento, podemos contribuir ativamente para reduzir os seus sinais visíveis. Ponha em prática estas sugestões e verá que as suas selfies passarão a revelar menos rugas em torno dos olhos e lábios:

Usar óculos escuros com proteção ultravioleta – Ajudam a preservar o colagénio e a textura da pele em redor dos olhos, além de permitirem franzir menos os olhos ao longo do dia.

Limpeza é essencial – Nada de dormir com a maquilhagem! Cumprir uma rotina de higiene do rosto é fundamental e isso inclui os olhos. Experimente o Eucerin Dermato CLEAN Desmaquilhante de Olhos, uma fórmula suave e muito eficaz, que inclui Ácido Hialurónico.

Proteção solar sempre – É importante proteger-se do sol ao longo de todo o ano e não apenas no verão. O rosto é a zona do corpo mais exposta, pelo que precisa de atenção redobrada. Opte por um protetor solar específico para rosto e adequado ao tipo de pele. A Eucerin disponibiliza várias opções, nomeadamente o Eucerin Creme Solar Rosto CC Cream FPS 50+, para todos os tipos de pele.

Dormir de barriga para cima – Parece um mito, mas não é. Dormir de lado pode mesmo contribuir para aumentar as linhas de expressão em redor dos olhos, lábios, queixo, maçãs do rosto e até do pescoço e zona do decote. A explicação é simples: muitas horas com a cara comprimida na almofada dá origem a marcas que vão ficando, transformando-se em rídulas e rugas.

Consultar um oftalmologista – Se está sempre a franzir os olhos enquanto trabalha no computador ou lê algo, então provavelmente está a precisar de consultar um oftalmologista. Relaxar os músculos em torno dos olhos irá
favorecer a pele e diminuir a formação de rugas nesta área, bem como entre as sobrancelhas e testa.

E ir ao dentista também – Alguns problemas relacionados com a mordida ou com o ranger de dentes durante o sono contribuem para aumentar a tensão na zona mandibular e também produzir rugas na zona em redor dos lábios.

Deixar de fumar – Além dos efeitos nocivos provocados pelas substâncias tóxicas presentes no tabaco (que prejudicam gravemente a pele, contribuindo para o seu envelhecimento precoce), o facto de se franzir os lábios para fumar, várias vezes ao dia durante anos, vai também aumentar as rugas nesta zona.

Fazer ginástica facial – Libertar as tensões ajuda a relaxar, não só o corpo como o rosto. Para tal, aconselha-se fazer ginástica facial, que tonifica a musculatura, melhora a circulação, estimula a produção de colagénio e evita as rugas provocadas pela flacidez. Se preferir, ria apenas! Além de ser divertido, promove uma contração leve da musculatura facial e liberta endorfinas, substância natural produzida pelo cérebro que gera bem-estar e prazer.

Cuidado com as caretas – É normal fazer caretas ou adotar determinadas expressões faciais quando realizamos esforços ou levamos a cabo algumas tarefas (conduzir ou escrever, por exemplo). Embora o façamos quase sempre de forma inconsciente, é importante estarmos atentos para assim evitar as rugas que resultam de uma repetição dessas expressões ao longo de anos.

Usar cremes de tratamento específicos – Por ser particularmente fina e sensível, a pele do contorno dos olhos beneficia de um produto de cuidado especialmente formulado para esta zona. Na maior parte dos casos, estes produtos podem (e devem) ser também utilizados no contorno dos lábios. Eucerin apresenta vários cuidados específicos para estas zonas e adequados a diversas situações:

Eucerin AQUAporin ACTIVE Contorno de olhos – Para pele desidratada e sensível do contorno dos olhos. Proporciona uma hidratação intensa durante 24 horas e alivia o inchaço e as olheiras.

Eucerin Hyaluron-Filler Contorno de Olhos (a partir dos 30 anos) – Fórmula avançada e testada oftalmologicamente para combater e tratar as rugas do contorno dos olhos. Inclui Ácido Hialurónico e FPS 15 com
proteção UVA.

Eucerin Volume-Filler Contorno de Olhos (a partir dos 40) – Se o problema é perda de volume e de densidade, esta solução é a adequada. Contém FPS 15 e um sistema de proteção UVA. Testado oftalmologicamente e para todos os tipos de pele. Pode ser usado por quem tem lentes de contacto.